link estudio

Outra "Gigafoto", agora com 45 GigaPixels.

Desde o ano passado vem surgindo na net varias "Gigafotos"(fotografias panorâmicas geradas a partir de várias fotos digitais agrupadas via software, gerando imagens com tamanhos de Gigapixels, veja aqui), o que parece ter criado uma corrida pelo titulo de "Maior Fotografia Digital do Mundo".

Neste curto espaço de tempo já vimos este titulo com uma fotografia de Dresden-Alemanha com 26 Gigapixels, depois veio a fotografia da Cidade Luz, Paris-França, também com 26 GigaPixels, porém a fotografia da capital francesa possuía mais imagens, são 2346 fotografia contra 1665 fotografias na imagem de Dresden. (confira: Dresden e Paris).

Agora chegou a vez de uma fotografia de Dubai-Emirados Árabes, seu autor conseguiu a marca de 45 Gigapixels com 4250 fotos individuais tiradas com uma Canon 7D e objetiva 100 - L 400 mm f/4.5-5.6 zoom em 400mm.

Parece que realmente não há limites para a captação das Gigafotos, apenas a necessidade de disposição e um bom equipamento pra o processamento da imagem final.

Nesta imagem a qualidade dos detalhes não parece tão boa quanto nas anteriores, o motivo, explicado pelo próprio autor, pode estar no fato de "A qualidade do ar não está no seu melhor nesta época do ano em Dubai", além disso a temperatura de em 37°C de calor que era a temperatura na sombra, e a captação em jpg podem ter influenciado.

Ainda assim é uma boa diversão a busca pelos detalhes nesta "Gigafoto", por enquanto a maior do mundo.

As perguntas que ficam no ar: Quando, onde e qual será o tamanho da próxima a receber este titulo?


Panorâmica.

Detalhe de prédio em construção.
Detalhe de uma casa.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :