link estudio

Aprendendo fotografia: Simulador de Câmera SLR.

Câmera virtual auxilia no aprendizado de fotografia.

Câmera virtual auxiliar no aprendizado de fotografia.

Para quem gosta de fotografia uma boa câmera é o grande sonho de consumo, mas de nada adiante ter em mão o modelo mais moderno e não saber como opera-lo. Saber as funções básicas que estão presentes em qualquer câmera fotográfica é o que ira ajudar ao aspirante a fotógrafo começar a pensar na formação da imagem e em como passar controlar o resultado de sua fotografia.

Assim, as câmeras SLR (single lens reflex), são as mais indicadas para quem quer aprender um pouco mais sobre fotografia. Pensando nisso o norte-americano Jon Arnold, um amante da fotografia, criou o CameraSim, um simulador de câmera onde você pode testar regulagens e ver o efeito produzido na imagem.

Abaixo você pode testar a maioria das configurações de uma câmera, disparar e ver o resultado. Um bom treino para que está iniciado no aprendizado da fotografia.

Acesse o simulador aqui.


Além de variar a exposição, distancia e distancia focal também são simulados.


Os controles:


Iluminação (Lighting)

A iluminação é o único grande determinante  de como sua câmera precisa ser regulada. Com poucas exceções, você pode nunca ter muita luz. Use esse controle deslizante para experimentar com diferentes condições de iluminação interior e exterior.

Distância (Distance)

Use esse controle deslizante para simular o quão perto ou distante você está em relação ao assunto.

Distância focal (Focal length)

Mover esse controle deslizante é o mesmo que zoom in e out com sua lente. A posição grande angular do zoom cria a maior profundidade de campo (mais coisas estão em foco), enquanto o zoom in, posição tele, cria uma menor profundidade de campo (normalmente apenas o assunto vai estar em foco).

Modo (Mode)

Os modos de exposição de uma SLR permitem controlar um cenário enquanto a câmera ajusta automaticamente a outros. No modo de Prioridade de Obturador, você defina a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta a abertura / f-stop. No modo Prioridade de Abertura, você define a abertura / f-stop, enquanto a câmera ajusta a velocidade do obturador. Modo manual é totalmente manual, você estácontrole! Consulte o fotometro da câmera para ajudar a obter a exposição correcta. Embora todas as câmeras SLR  tenham um modo "totalmente automático", não há nenhum aqui, qual é a graça nisso?

ISO

ISO refere-se a sensibilidade á luz que o sensor terá. Altos ajustes de ISO permitem maiores velocidades do obturador em pouca luz, mas introduz ruido na imagem. Configurações de baixa ISO produzem a imagem mais limpa, mas requerem muita luz. Geralmente, você vai querer usar a configuração ISO mais baixo que a iluminação irá permitir.

Abertura (Aperture)

Abertura, ou f-stop, refere-se ao tamanho do buraco que a luz passará através quando é feito o disparo. Números menores correspondem f com buracos maiores. A coisa importante a lembrar é o seguinte: quanto maior o número f,  maior profundidade de campo (mais coisas estão em foco) , mas você irá precisar de mais luz. Quanto menor o número f, menor profundidade de campo, você irá precisar de menos luz .

Velocidade do obturador (Shutter speed)

Velocidade do obturador é quanto tempo o obturador deve ser aberto, permitindo que a luz entre na câmera, para a exposição adequada da imagem. Velocidade rápida do obturador permite "congelar" a ação em uma foto, mas requerem muita luz. Velocidades mais lentas do obturador permite fotografar com menos luz, mas pode causar desfoque de movimento na imagem.

Boa simulação!

Profundidade de campo e velocidade são simulados na exposição.


Fonte:  CameraSim


Observação: imagens e link atualizados em 30/08/2021.




Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Blog muito acessível para quem percebe pouco de fotografia ou para quem comprou uma máquina recentemente e quer saber algo mais do que o modo de cena automático. Desde já fica aqui também uma chamada de atenção para o blog EXPRESSÕES FOTOGRÁFICAS, EM
    http://expressoesfotograficas.blogspot.pt/, onde poderão ver também alguns assuntos interessantes e/ou complementares, tanto na área da fotografia (com uma componente mais virada para o fotografo amador) como na área da edição digital (tutoriais e artigos com Adobe
    Photoshop). Siga também a página do facebook, em https://www.facebook.com/expressoes.fotograficas, com ligações e dicas de fotografia e photoshop.

    ResponderExcluir