Uma nova onda: as Fotografias Gigantes.
Nosso mundo vive repleto de modas que vem e vão como ondas numa sequência interminável, e não poderia ser diferente no meio fotográfico.
Uma nova moda esta surgindo: as fotografias gigantes, que são fotos panorâmicas geradas a partir de várias fotos digitais agrupadas via software, já existe uma empresa que fabrica um equipamento especÃfico para isto, alias, acredito que o nome do produto deles será o apelido pelo qual será mais conhecido este tipo de fotografia: Giga Pan.
A primeira fotografia deste tipo a causar impacto no mundo, foi a realizada pelo fotografo David Bergman durante a posse do novo presidente norte americano Barack Obama, o impacto do evento em si ajudou na fama da fotografia. Ela é o resultado de uma união de 220 fotografias geradas em uma câmera Canon G10, num arquivo final de mais de 2 gigabytes e demorou cerca de 6,5 horas para ser processada pelo software Gigapan em um Macbook Pro.
Os números desta imagem impressionam, ela pode ser visualizada neste link:
http://gigapan.org/viewGigapanFullscreen.php?auth=033ef14483ee899496648c2b4b06233c
Chega a ser irresistÃvel perder algum tempo navegando pela imagem, onde, podemos ver detalhes das partituras dos músicos (logo abaixo do palanque de Obama), os jornalistas e todo aparato da imprensa (nas arquibancadas laterais), e procurar, no estilo dos livros de “Onde esta Wally?”, as figuras famosas da polÃtica americana, como o casal Clinton e o ex-presidente Geoge W. Bush (nas cadeiras atrás de Obama).
E pela foto cobrir um evento tão relevante, já andou até circulando um e-mail dizendo que seria uma fotografia da inteligência americana que monitorava o local, para não deixar esta duvida, veja o blog do fotografo, lá ele descreve como fez a fotografia e há um link onde ate podemos comprar uma cópia dela.
Blog do fotografo: http://www.davidbergman.net/blog/
Site do equipamento utilizado: http://www.gigapansystems.com/
Nesta onda das fotografias gigantes, esta da cidade de Tókio de Julian Kalmar é mais impressionante, pois foi gerada a partir de arquivos RAW, e por isso gera detalhes muito mais impressionantes:
Você tinha visto as quadras de tênis quase no centro da foto? Pois este é um dos jogadores que lá esta, e navegando pela imagem você pode ver muitos outros detalhes:
http://photoartkalmar.com/ZOOMIFY/tokyo.html
Veremos até onde esta onda das fotografias gigantes irá nos levar.
Nenhum comentário