link estudio

A maior fotografia digital do mundo, a "Gigafoto".

No ano passado escrevi um texto sobre uma onda, a das fotografias gigantes , pois o assunto esta de volta.

Utilizando varias fotografias em sequência e agrupando estas imagens via software obtemos grandes imagens, as fotografias em 360°, de produtos ou panorâmicas utilizam esta técnica.

Vários fotógrafos vêem se utilizando desta técnica para criar impressionastes panorâmicas de diversos lugares, parece que se iniciou assim uma corrida pela maior fotografia.

Parece que no momento os Alemães estão na frente nesta corrida, o pessoal da A.F.B. media GmbH criou uma fotografia com impressionastes 26 Gigapixels.

A fotografia, uma panorâmica da cidade de Dresden-Alemanha, contem uma sequência de 1665 imagens em Raw capturadas com uma câmera Canon 5D mark II e uma objetiva 400mm.

Além da curiosidade de poder navegar e descobrir vários detalhes em uma imagem assim, esta técnica possibilita que impressões gigantes sejam feitas sem perda de qualidade na imagem.

O problema das "Gigafotos" é justamente o seu tamanho, afinal processar cerca de 100Gb de imagens para criar uma única fotografia não é para qualquer PC, no site deles consta que a conversão "por um computador com um cache de memória principal de 48 GB e 16 processadores levou 94 horas.".

Parece que até o momento eles conseguiram o titulo de autores da maior fotografia digital do mundo, claro que até que outros façam algo maior.

Enquanto esperamos pelos próximos acontecimentos do mundo das "Gigafotos" nos divertimos vendo o site Dresden 26 Gigapixels que contém esta imagem.


Escrito a partir de link do blog Olha Vê, de Alexandre Belém.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário