link estudio

O adeus ao fotógrafo German Lorca.

Morreu German Lorca, um dos mais importantes fotógrafos do Brasil.



German Lorca era formado em ciências contábeis, se associou ao Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB), em 1949, onde desenvolveu sua fotografia e a transformou em sua profissão.
O FCCB foi a associação de fotógrafos que introduziu novas tendências na fotografia brasileira, da qual também participaram nomes como: José Yalenti (1895-1967), Thomaz Farkas (1924-2011) e Geraldo de Barros (1923-1998), entre outros.

Lorca  passou a se dedicar exclusivamente à fotografia em 1952, quando abriu um estúdio próprio. Dois anos depois, foi escolhido o fotógrafo oficial do quarto centenário da cidade de São Paulo.

Pioneiro tanto na fotografia autoral quanto na publicitária, Lorca foi um dos mais importantes nomes da área no Brasil e no exterior.



Suas obras integram, entre outras, as coleções do Masp, da Pinacoteca, e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM-SP, além do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Por uma daquelas grandes ironias que a vida nos traz, Lorca se despediu em um dia icônico para a fotografia brasileira, afinal no ultimo sábado dia 08 de maio, foi inaugurada a exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946–1964; no MoMa-NYna qual o trabalho de German Lorca é um dos destaques.



Lorca dizia não se considerar um artista. "Sou um fotógrafo que faz boas fotografias"... Aos 98 anos faleceu em São Paulo, onde vivia. Lorca deixou filhos, netos e bisnetos. Ele completaria 99 anos em 28 de maio.


Suas obras ficarão como inspiração à todos os fotógrafos brasileiros!


Um "quase" encontro com German Lorca no Sesc em 2017.

O encontro ficou "apenas" com suas obras. 2017




Fontes: Folha, G1
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário