segunda-feira, 15 de junho de 2020

Aprendendo fotografia: Arquivos JPEG são mesmo ruins?

Escolher o formato de arquivo da sua câmera ainda gera duvidas em muitos fotógrafos.

horizonte em visto de barco em Paraty RJ 2008 fotografo marcio neves
Uma fotografia em jpeg de 2008. Acima com tratamento em 2020, abaixo a original.
Existe uma grande variedade de formatos de arquivos de imagem (jpeg, gif, png, bmp, psd, tiff, etc) mas dois deles deixam a maioria dos fotógrafos em duvida, em algum momento de sua trajetória na fotografia, seja profissional ou amador, os formatos JPEG e RAW.

Afinal estes são os dois formatos que a grande maioria das câmeras fotográficas nos permitem utilizar, ou seja, é uma das primeiras decisões que o fotografo deve tomar ao configurar sua câmera.

Como o objetivo deste post não é detalhar as diferenças entre os formatos, podemos fazer isto em outro post, vamos resumir ao máximo:


  • RAW- formato "cru"- grava todas as informações da luz que atingiu o sensor eletrônico da câmera.
  • JPEG- formato compactado- convertido pelo processador da câmera para ocupar menos espaço na memória.


Exstem vário textos comparando os dois formatos com as vantagens e desvantagens de cada um deles, no final quase sempre a impressão que fica é a de que todos devemos utilizar o RAW e esquecer o JPEG.

O arquivo JPEG deve realmente ser desprezado?


Em um pequeno exercício, coisas da quarentena, abri um arquivo JPEG antigo e dei um novo tratamento para a imagem.

O resultado foi bem satisfatório, ainda mais por se tratar de um arquivo JPEG gerado diretamente na câmera no ano de 2008, uma Canon EOS DIGITAL REBEL XT de 8.0Mpxl (foi minha primeira câmera digital).

resolucao de imagem para impressao alem do olhar fotografia
resolucao de imagem para impressao alem do olhar fotografia

No site de um laboratório fotográfico a indicação é de que uma cópia 30cm X 45cm seria satisfatória, e uma 25cm X 35cm seria ótima, os dois  tamanhos são suficientes para diversas aplicações (com um bom processo de interpolação para a impressão, certamente conseguiria tamanho maiores).

Claro que este foi um teste bem simples, em uma foto especifica, cada caso deve ser analisado individualmente. Isto não fará com que deixe de utilizar o arquivo RAW, aliás, costumo utilizar os dois formatos.

Apenas espero que ajude a pensar duas vezes antes de sair falando mal do arquivo JPEG e dos fotógrafos que o utilizam, não despreze suas fotografias antigas por estarem apenas no formato JPEG, um novo tratamento pode melhorar sua qualidade.






2 comentários :

  1. JPEG = (Compressed) Less Quality + Less File Size
    Raw = (No Compression) Ultra Quality + Huge File Size
    It depends on the picture and how much you can save compression tools. For me, the RAW for the same scene is about seven times larger.

    ResponderExcluir
  2. So informative blog and educative also . I have read this full blog and appreciate . Thank you .

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot