link estudio

Fotógrafa brasileira ganha prêmio Rei da Espanha.

Márcia Foletto venceu o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia com imagem da série "Os miseráveis".


A fotógrafa brasileira Márcia Foletto venceu nesta terça-feira, 12/01/2016, o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Fotografia por uma imagem de uma série de fotos sobre a pobreza no estado do Rio de Janeiro.

"Os miseráveis", uma série de oito fotos publicadas pelo jornal "O Globo" em 31 de junho de 2015, retrata a extrema pobreza na qual vive 3,77% da população fluminense.

"— A série foi muito impressionante. Afinal, nossa tarefa era transformar os números em algo real, dar rosto aos dados sobre miséria. A matéria retratava pessoas que vivem na extrema pobreza e que, muitas vezes, vivem ao lado de zonas ricas. Muitos nem sabem as dificuldades que elas passam" — afirma Márcia Foletto.


Márcia começou a trabalhar no ramo aos 18 anos e desde 1991 faz parte da redação do Globo. Possui vários prêmios por imagens captadas no Rio de Janeiro, de temas que vão desde operações militares em favelas até o Carnaval.

O júri da 33ª Edição dos Prêmios Rei da Espanha, convocados anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), escolheu o trabalho de Márcia Foletto entre os 18 apresentados na categoria Fotografia.


Em sua ata, o júri avaliou a beleza plástica da fotografia: um contraste de claro-escuro do interior de uma favela em Belford Roxo no qual é possível ver duas crianças fazem os deveres da escola, alheias à pobreza que as rodeia.

O prêmio na categoria Fotografia é de 6 mil euros (mais de R$ 26 mil) e uma estátua em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha são patrocinados por OHL, grupo internacional de concessões e construção.


Fontes: EFE, O Globo.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário