link estudio

Exposição "Brasilerô" reúne música e fotografia na Photoimage Brasil

Responsável por capas de discos e momentos no palco de vários artistas nacionais e internacionais, o fotógrafo Marcos Hermes reuniu 120 imagens que mostram parte de sua história com a música.



Caetano Veloso, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Tim Maia, Amy Winehouse, Iron Maiden, Beyoncé, entre outros, são apenas alguns ícones da música brasileira e mundial que já foram clicados pelas lentes do fotógrafo carioca Marcos Hermes. São 25 anos de carreira que o ajudaram a conquistar o posto de um dos principais fotógrafos do Brasil no segmento musical. Para comemorar a data, Hermes irá realizar durante a PHOTOIMAGE BRASIL – Feira Internacional da Imagem, a exposição Brasilerô, com fotografias que marcaram a sua trajetória.

Expostas em papel fine art Hahnemuhle, as 120 imagens selecionadas revivem parte da história de Marcos Hermes, que fotografou mais de 600 capas de disco nos mais variados gêneros e formatos; cobriu milhares de shows, participou de grandes eventos nacionais e internacionais e foi fotógrafo oficial de turnês brasileiras de ícones como Paul McCartney, Bob Dylan, The Police, Amy Winehouse, Iron Maiden, Charles Aznavour e Beyoncé.

“Não há quem não fique fascinado pelas fotografias do Marcos Hermes. São imagens que estão marcadas na música brasileira, por retratar momentos únicos de vários artistas brasileiros e internacionais, seja posando para a capa de um disco ou durante uma apresentação. Nós, da equipe de PHOTOIMAGE BRASIL, estamos muito felizes por trazer isso para o público amante de fotografia”, diz Gustavo Binardi, gerente do evento.

Passeio pela música e por imagens

Além de permear a carreira do fotógrafo e sem ficar restrito às gerações ou gêneros, a mostra é um panorama visual dos últimos 25 anos da mais famosa arte brasileira. Através de Brasilerô é possível reviver momentos históricos e entender a transformação da música e do mercado, como o surgimento do mangue beat, a fusão do pop e rock com ritmos regionais e a consolidação do hip hop e funk carioca como referências na cultura pop nacional.

Dividido de acordo com a trajetória de Marcos Hermes dentro da música brasileira, o projeto traz sete temas: “Cássia Eller” e “Ney Matogrosso”, homenagem a esses dois artistas de peso, marcantes na carreira do fotógrafo; “Encontros”, reuniões históricas documentadas ao longo desses anos; “Daqui Pra Frente”, destaque aos grandes nomes da atualidade e promessas para o futuro; “Eles e Eu”, retratos e fotografias dirigidas por Marcos Hermes; “A Bahia e Seu Suíngue”, mostra a força e influência que a música desse Estado teve e tem sobre a identidade musical do Brasil; e “Shows”, uma das principais especialidades do profissional.



A seleção de fotografias traz o brilho de artistas contemporâneos como Anitta, Gabi Amarantos, Maria Gadú, Maria Rita, Marcelo D2, Marisa Monte e O Rappa; ao lado de lendas como Gilberto Gil, João Gilberto, Jorge Ben Jor, Moraes Moreira e Roberto Carlos. Reconhecidas bandas, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Sepultura, dividem espaço com nomes considerados patrimônio da cultura brasileira como Bezerra da Silva, Dorival Caymmi, Reginaldo Rossi e Tim Maia.

Fãs de fotografia e música terão a oportunidade de saber mais sobre Marcos Hermes na palestra “25 Anos Fotografando a Música Brasileira”, no dia 25 de agosto, a partir das 17h. Depois de São Paulo, a exposição Brasilerô viaja para outras cidades brasileiras.

PHOTOIMAGE BRASIL
Data: 25 a 27 de agosto de 2015
Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333) – São Paulo
Informações: www.photoimagebrasil.com.br
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário