link estudio

Livro: Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI

Múltiplas relações entre o real e a arte são tema de novo livro que apresenta obras de 24 artistas contemporâneos 



Com obras de 24 artistas brasileiros contemporâneos que se utilizam da fotografia para construir possíveis caminhos de representação a partir das intrincadas relações entre o real e o artístico, a Editora Cobogó lança em edição bilíngue Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI, o quarto volume da série de panoramas sobre a arte produzida no país nos últimos anos.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Alice Miceli, Ana Lira, Ayrson Heráclito, Bárbara Wagner, Berna Reale, Claudia Andujar, Cinthia Marcelle, Dias & Riedweg, Gabriel Mascaro, Gilvan Barreto, Guy Veloso, João Wainer, Jonathas de Andrade, Lais Myrrha, Miguel Rio Branco, Paulo Nazareth, Pedro David, Pio Figueroa, Rivane Neuenschwander, Romy Pocztaruk, Rosângela Rennó, Sara Ramo, Virginia de Medeiros e Yuri Firmeza.

Anjo- Guy Veloso
Se em Fotografia na arte brasileira séc. XXI (2014) — o livro anterior da coleção que conta ainda com os volumes Pintura brasileira séc. XXI (2012) e Desdobramentos da pintura brasileira séc. XXI (2013) —, o foco era a produção de artistas que elegeram a fotografia como eixo central de sua obra, desta vez o recorte do livro, organizado por Isabel Diegues, em colaboração com Júlia Rebouças, Luisa Duarte e Moacir dos Anjos, é de trabalhos que abordem a questão da representação do real e suas implicações estéticas e políticas neste século.

“No processo de elaboração do conceito norteador do livro, nos debruçamos sobre a pesquisa de obras que tratassem de algo essencial na fotografia: sua vocação para representar o real, tomando-o como experiência partilhada por um coletivo, por questões inerentes à realidade em que vivemos, pelo encontro entre o sujeito e o mundo à sua volta”, explica a organizadora do livro.

Árvore- Pero David.

A diversidade dos caminhos apresentados pelos artistas convidados, que vão dos já consagrados Claudia Andujar, Rosangela Rennó e Miguel Rio Branco aos mais jovens como Paulo Nazareth,  Cinthia Marcelle, Pedro David, Guy Veloso e Alice Miceli, entre outros, indica como as noções acerca do tema podem ser apreendidas e recriadas de modos bastante singulares. Percorrendo as 245 imagens da obra, é possível encontrar diversas questões que tangenciam o conceito central, como a relação entre estética e política, a representação de indivíduos à margem da sociedade, o corpo como meio de atualização de potências, além de aspectos identitários e de realidades urbanas.

Para marcar o lançamento de Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI, que já chegou às principais livrarias do país, serão promovidos eventos em São Paulo, dia 25 de abril no espaço Pivô, e no Rio de Janeiro, dia 05 de maio, no Parque Lage (EAV). Nas duas ocasiões, haverá debate com artistas que participaram do livro.


LANÇAMENTOS

São Paulo (25/04/2015)
Pivô
Av. Ipiranga, 200

Rio de Janeiro (05/05/2015)
Parque Lage (EAV)
R. Jardim Botânico, 414

SERVIÇO DO LIVRO

Título: Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI
Organização: Isabel Diegues
Textos de: Isabel Diegues, Júlia Rebouças, Luisa Duarte e Moacir dos Anjos
Número de páginas: 288
ISBN: 978-85-60965-68-7
Formato: 23,5 x 30 cm
Encadernação: Capa dura
Ano de edição: 2015
Preço de capa: R$ 168


SOBRE A EDITORA

Criada em 2008, a Editora Cobogó tem como foco a publicação de livros sobre arte e cultura contemporâneas. Lançou diversos títulos, dentre eles A filosofia de Andy Warhol, de Andy Warhol; Hans Ulrich Obrist – Entrevistas vols. 1 a 6; Popismo, os anos sessenta segundo Andy Warhol, e os panoramas Pintura Brasileira séc. XXI, Desdobramentos da Pintura Brasileira séc. XXI e Fotografia na Arte Brasileira séc. XXI. Várias monografias de artistas contemporâneos como Adriana Varejão, Erika Verzutti, Nuno Ramos, José Patrício, Efrain Almeida, Rivane Neuenschwander, Paulo Nazareth e Rodrigo Andrade também foram publicadas pela editora. Recentemente, a Cobogó lançou os livros Pérola imperfeita: A história e as histórias de Adriana Varejão, de Lilia Moritz Schwarcz e Adriana Varejão; Laura Lima ON_OFF, sobre a produção desta artista plástica; Histórias Mestiças, organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Adriano Pedrosa;
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário