link estudio

Dia Mundial da Fotografia Pinhole

O XV Dia Mundial da Fotografia Pinhole (WPPD) será comemorado em todo o mundo no domingo 26 de abril de 2015.

pinhole day- alem do olhar
 
Todos são convidados a tirar uma foto com uma câmara pinhole, enviá-la para http://pinholeday.org e fazer parte da maior galeria de fotografia pinhole da Internet.

Centenas de eventos em todos os cantos do planeta serão organizados para promover esta prática fotográfica antiga mas cada vez mais popular. Voluntários entusiastas, em diversos países, irão organizar simpósios, reuniões e workshops para incentivar esta experiência fotográfica, iniciar novos seguidores e ajudar os novos artistas que surgem. Especial atenção será prestada a jovens e escolas. Apoio especial será dado a professores que o pedirem.

pinhole- alem do olhar

As câmaras pinhole não têm nenhuma lente e todas as fotos pinhole são tiradas simplesmente através de um pequeno orifício do tamanho de uma agulha. É muito divertido, educativo e criativo usar este tipo de câmaras que podem até mesmo ser feitas à mão com várias caixas ou latas. Qualquer recipiente à prova de luz é suficiente: desde caixas de chá a latas de tomate, de caixas de sapatos a caixas de madeira.

Um número crescente de pessoas mostram todos os anos maior interesse nesta prática emocionante da fotografia pinhole. Em 2001, 291 fotógrafos pinhole de 24 países participaram do WPPD e na exposição online. No ano passado foram 3.517 participantes de 70 países.

diferentes pinhole- alem do olhar

Cada vez mais fotógrafos se apercebem que com qualquer câmara pinhole na mão, seja qual for o nível de sua capacidade técnica, o mundo visto através do pequeno buraco dessa agulha é intemporal, silencioso, encantado; e o resultado fotográfico é mágico. A atmosfera suspensa e rarefeita que reina nas imagens sem lentes é o resultado de uma relação muito especial com o tempo: esta é a fotografia da paciência, da meditação, não há angústia para que uma foto 'saia mal'. As interferências fortuitas de um mundo que gira, como uma névoa ou uma intrusão inesperada de luz, são acidentes que os fotógrafos pinhole aceitam, mais, eles até agradecem como uma contribuição / oportunidade para a criação artística. Viva a imprecisão controlada, a filosofia do respeito pela ordem mundial!

WPPD decorre do trabalho entusiasta de dezenas de voluntários espalhados por todo o mundo. Os seus contributos são liderados por uma equipe de coordenação internacional: Tom Miller - EUA (Líder de Equipa), Nick Dvoracek - EUA (Suporte), Chuck Flagg - EUA (Educação), Lena Källberg - Suécia (Traduções), Gregg Kemp - EUA (webmaster) , Patrizia Di Siro - Itália (Publicidade), e Justin Quinnell - UK (Publicidade).

Mais informações e programa completo (constantemente atualizado) pode ser encontrado em http://pinholeday.org

Para mais informações entre em contacto com Patrizia ou Justin aqui: publicity@pinholeday.org.

Dia Mundial da Fotografia Pinhole - faça parte de algo enorme, (através de algo muito pequeno)

Cão dormindo- Pinhole digital- Márcio Neves
Cão dormindo- Pinhole digital- Márcio Neves

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário