link estudio

Nikon inaugura Galeria fotográfica.

Nikon inaugura espaço cultural dedicado à fotografia na Vila Madalena em SP.


A Nikon do Brasil  inaugura hoje, 18/11/2014,  a Galeria Nikon. Localizado no bairro da Vila Madalena, um dos centros culturais mais agitados da cidade de São Paulo, o espaço pretende se tornar o ponto de encontro dos apaixonados por fotografia. A gestão cultural será feita pela DOC Galeria | Escritório de Fotografia, responsável por diversos projetos na capital paulista.

Segundo Koji Maeda, presidente da Nikon do Brasil, o objetivo do espaço é levar os visitantes a uma imediata imersão no universo Nikon. "A Galeria reunirá Nikonzeiros e fãs da fotografia para trocar ideias e experiências, aprimorar conhecimentos e colocar em prática novas técnicas", diz ele, lembrando que também será um local para esclarecer dúvidas sobre os recursos e equipamentos da marca.

A fim de promover a interação entre os entusiastas, serão realizados semanalmente encontros, cursos e palestras. A exposição “Coletiva Série F” marca a abertura da Galeria Nikon com a apresentação de fotos capturadas com câmeras da série F por renomados profissionais brasileiros ao longo de três décadas. Vale ressaltar que a cada dois meses o local receberá novas mostras fotográficas.

Para Mônica Maia e Fernando Costa Netto, sócios da DOC Galeria, a escolha da Nikon para gerenciar sua galeria no Brasil é uma excelente oportunidade. “Estar alinhado com essa marca tão importante para a história da fotografia, nos dá ânimo e reforça todo o nosso trabalho nessa trajetória de quase 30 anos de mercado. Também é um reconhecimento à seriedade e ao respeito com que tratamos a imagem - tema que norteia nossas vidas", comentam.

Reconhecida por sua reputação como líder mundial em produtos de imagem, a Nikon têm um papel significativo na definição da indústria fotográfica e aposta no lançamento constante de produtos e inovações tecnológicas. No Brasil desde 2011, a empresa está comprometida com o desenvolvimento cultural e educacional do País e investe em estratégias que visam a difusão e o aprimoramento da arte fotográfica, além da aproximação com os consumidores brasileiros.

“Quando discutimos a respeito do projeto da Galeria Nikon levamos em conta aspectos culturais que poderíamos agregar para a fotografia brasileira e para a formação de novos profissionais. Mais do que disponibilizar bons equipamentos e suporte para os entusiastas do ramo, queremos oferecer conhecimento e educação, compartilhando assim nosso know-how”, complementa Maeda.
O local será uma ótima oportunidade para quem quiser conhecer o portfólio da marca. Haverá dois displays com demonstração e experimentação de produtos com destaque para as câmeras DSLR com sensor de formato FX: D810, D750, D610 e Df, e os modelos DX: D7100, D5300 e D3300. Estarão expostas também as câmeras compactas: COOLPIX A, P600, P530, P7800, S9700, AW120 e Nikon 1 AW1, além de lentes, flashes e acessórios.
O ambiente de 180m² contará ainda com um balcão de informações sobre a Nikon Store - canal de compras online da empresa lançado recentemente no Brasil.

Exposição “Coletiva Série F”

Foto: Alexandre Belém.

A Galeria Nikon abrirá com a exposição “Coletiva Série F” que reúne uma seleção de vinte fotografias feitas com câmeras Nikon da série F por profissionais brasileiros consagrados. Idealizada e produzida pela equipe da DOC Galeria em parceria com a Nikon, a Coletiva Série F é um resgate inédito de registros de momentos marcantes e históricos em todo o mundo durante as décadas de 60 a 90.

“Essas três décadas são consideradas as mais fotogênicas do século XX e a história do mundo neste período foi quase exclusivamente contada através de uma câmera Nikon da série F - um ícone de agilidade e eficiência incomparáveis que, na época, habilitou grandes fotógrafos”, afirma Fernando Netto.
Durante dois meses foi feito um levantamento nos arquivos de 20 renomados profissionais brasileiros. “Encontramos fotos incríveis sobre esporte, moda, natureza, arquitetura, cidade, cultura e política, dos anos 60 até o fim da era analógica, todas feitas com este equipamento”, explica Mônica Maia.

A “Coletiva Série F” apresentará obras dos fotógrafos: Sergio Jorge, Klaus Mitteldorf, Bob Wolfenson, Armando Prado, Luiz Garrido, Luciano Candisani, Ana Carolina Fernandes, Edu Simões, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Tuca Reines, Jorge Araújo, João Bittar, Juca Martins, Ignacio Aronovich, Paulo Vainer, Alexandre Belém, Rogério Assis, Juan Esteves e Egberto Nogueira.

Foto: Klaus Mitteldorf

As câmeras da série F são reverenciadas até os dias atuais quando o assunto é imagem analógica. O portfólio F-SLR inclui 95 câmeras - a primeira, nomeada de NIKON SP, começou a ser comercializada em agosto de 1957 e, o último modelo desta linha, a NIKON F6, foi apresentada em outubro de 2004.
Em homenagem ao estilo clássico e os controles das distintas câmeras Nikon da série F de filme 35mm, a companhia japonesa lançou há um ano a Nikon Df - uma D-SLR única e de nível avançado que harmoniza a herança da marca com o desempenho moderno de uma câmera de formato FX leve e muito competente. “A Nikon Df une o melhor do passado e do presente e simboliza acima de tudo o prazer pela fotografia”, ressalta Maeda.


Foto: Sergio Jorge

Galeria Nikon
Endereço: Rua Aspicuelta, 153 - Vila Madalena - São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira - das 10h às 19h
Aos sábados e feriados - das 11h às 17h
Contato: (11) 2592-7922

Fonte: Nikon
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :