link estudio

Exposição Gênesis de Sebastião Salgado chega ao Brasil.

Gênesis entra em cartaz no Museu do meio ambiente no Rio de Janeiro.


GENESIS: jornada fotográfica de Sebastião Salgado

Um retrato das belezas de um mundo intocado e imune às radicais mudanças ambientais e sociais que transformam o planeta. Este é o projeto GENESIS, exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, resultado de uma jornada empreendida pelo autor a cantos intocados do globo, em cartaz no Museu do Meio Ambiente entre os dias 29.05 a 26.08.

GENESIS é a terceira exploração de longa duração do fotógrafo, depois da série Trabalhadores e Êxodos. “Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, descreve Sebastião Salgado.

A mostra traz ao Museu do Meio Ambiente 245 imagens que prometem tirar o fôlego dos visitantes, ao mesmo tempo em que ressaltam as radicais mudanças ambientais que impactam nossa paisagem natural.

O fotógrafo, que tradicionalmente trabalha com imagens em preto-e-branco, repete a técnica em GENESIS. Ao longo de oito anos, viajou por mais de 30 lugares, explorando ambientes remotos e de difícil acesso. Antártica, Ilhas Galápagos, África e Alasca são alguns dos cenários que ambientaram as cenas retratadas. As imagens consolidam aquilo que o próprio autor considera como uma carta de amor ao planeta.




Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Formado em Economia, rendeu-se ao mundo da fotografia em 1973. Trabalhou extensivamente para a imprensa internacional ganhando reconhecimento e muitos prêmios por suas reportagens na África. Na década de 90, mergulhou junto com sua esposa, Lélia Wanick, num projeto de vida que foi o embrião da expedição fotográfica Gênesis: a recuperação de uma propriedade completamente degradada, que hoje é o Instituto Terra, instituição dedicada a constituir o ecossistema florestal da região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Salgado é também embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA.


GENESIS, exposição do fotógrafo Sebastião Salgado.
De 29.05 a 26.08, de terça a domingo, das 9h às 17h. Livre, gratuito.
Museu do Meio Ambiente

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008 
museudomeioambiente.jbrj.gov.br
(21) 2294-6619
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Olá!
    Você sabe quais serão as outras capitais do Brasil que receberão esta exposição???

    Obrigada!

    Suely

    ResponderExcluir
  2. Ola Suely,

    Até o momento, no Brasil as outras capitais confirmadas são São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

    Fonte:
    http://www.facebook.com/SebastiaoSalgadoGenesis

    Abraços.

    ResponderExcluir