link estudio

Prêmio Pulitzer 2013.

A Universidade Columbia, em Nova York, anunciou os vencedores do Pulitzer 2013, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos.
Dois soldados rebeldes na Síria. Javier Manzano/ Agencia France Presse.
Nas duas categorias de Fotografia contempladas pelo prêmio, os vencedores foram:  a equipe da Associated Press que cobriu a guerra civil da Síria  composta pelos fotógrafos Rodrigo Abd, Manu Brabo, Narciso Contreras, Khalil Hamra e Muhammed Muheisen, na categoria "Breaking News Photography", e Javier Manzano, da agência France-Presse na categoria "Feature Photography".

Javier Manzano é fotógrafo freelance a serviço da Agencia France Presse, sua fotografia foi considerada "extraordinária" pelo comitê de atribuição dos prêmios:

"Dois soldados rebeldes na Síria guarda ninho de seu franco-atirador no bairro Jabl Karmel de Aleppo como fluxos de luz através de mais de uma dúzia de buracos feitos por balas e estilhaços na parede de lata atrás deles. A poeira de mais de cem dias de bombardeios, bombardeios e tiroteios pairava no ar. Karmel Jabl é estrategicamente importante por causa de sua proximidade com a estrada principal que separa vários dos principais campos de batalha da cidade. Ambos os lados (o Exército Livre da Síria e do regime) dependem fortemente de snipers em um jogo de gato e rato ao longo de linhas de frente de Aleppo. (Foto tirada 18 de outubro, 2012)"

Um homem sírio chora enquanto segura o corpo de seu filho perto de Dar El Shifa hospital em Aleppo, Síria, 03 de outubro de 2012. O menino foi morto pelo exército sírio. (Manu Brabo, Associated Press - 03 de outubro de 2012).

A equipe  da Associated Press foi premiada por sua cobertura convincente da guerra civil na Síria, produzindo imagens memoráveis ​​sob risco extremo.

Veja as imagens da equipe de fotógrafos premiados aqui.

Fonte: The Pulitzer Prizes.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário