link estudio

Fotografias do museu George Eastman House disponíveis na web.


Parte do acervo do museu de fotografia mais antigo do mundo  pode ser visitado pela web.

Louis Daguerre, francês inventor do daguerreótipo, retrato feito por Jean Baptiste Sabatier-Blot em 1844 (Foto: George Eastman House/Google Art Project)

O George Eastman House, mais antigo museu sobre fotografia do mundo, anunciou nesta semana que passou a disponibilizar 50 imagens de suas coleções em alta resolução na web como parte do Google Art Project, que já havia feito parcerias semelhantes com outros grandes museus.

É o primeiro museu de fotografia a participar do projeto, que possui uma ferramenta de zoom que "permite aos usuários a habilidade para descobrir detalhes nunca antes vistos", segundo informações do museu. Além disso, todas as informações disponíveis sobre cada imagem foram disponibilizadas, possibilitando pesquisas pela web que antes não podiam ser feitas. E a ferramenta de mapa permite localizar onde a imagem foi feita.

Entre as raridades, é possível ver um retrato de Louis Daguerre, um dos descobridores da Fotografia. Também estão disponíveis peças de outros pioneiros e lendários fotógrafos, como Fox Talbot, Mathew Brady, Eadweard Muybridge, William Henry Jackson, Eugene Atget e Alfred Stieglitz.

Esta é a primeira fotografia já feita registrando um acidente de trem. (Foto: George Eastman House/Google Art Project)

O museu George Eastman House  fica em Rochester, no estado de Nova York, a mais de 500 km de Manhattan. Especializado em fotografia, ele foi aberto em 1949 e funciona como instituição independente sem fins lucrativos.


Visite a página da coleção George Eastman House no Google Project Art.

Fonte: G1
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário