21 setembro 2012

Observadores: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até hoje

Mostra conta 80 anos de fotografia britânica, com mais de 240 imagens de diferentes acervos.


Seleções dos acervos do British Council Art Collection, Arts Council Art Collection, National Portrait Gallery e coleções privadas.

Primeira exposição já apresentada no Brasil que traça um perfil da fotografia britânica nos tempos modernos, apresentando o trabalho de célebres e influentes fotógrafos britânicos. A exposição tem a própria Grã-Bretanha como o seu tema central – sua sociedade e cultura, lugares e pessoas – voltado para o próprio país – seus costumes, personagens e condições daqueles que os rodeiam.



Nas palavras do curador da exposição:

“Uma fotografia não vale mil palavras, mas vale mil perguntas.” Allan Sekula
Por que fazer uma exposição de fotografia britânica no Brasil? O que ela poderia nos provocar? De que forma a imagem pode ser mediadora para a compreensão da cultura de um país? A gênese deste projeto data de 1996, quando fui bolsista do British Council na University of Kent, em Canterbury, onde realizei meu mestrado sobre ‘alfabetização visual’ e tive a experiência de viver na Inglaterra, descobrindo a riqueza de sua cultura social e imagética, e o desejo de compartilhá-la. No início de 2009, procurei o British Council de São Paulo e em seguida o SESI-SP, para apresentar a ideia, que era basicamente a de exibir as fotografias dos britânicos observando a própria Grã-Bretanha, a si mesmos e aos outros. Com o desejo de construir uma mostra que tivesse um olhar para essa questão inicial, pesquisei durante cerca de 2 anos com vários curadores, editores e fotógrafos britânicos. Após a estruturação do projeto, o British Council do Reino Unido indicou um co-curador britânico em novembro de 2011, e assim o projeto foi finalizado.
...
 A mostra Observadores: fotógrafos da cena britânica, de 1930 até hoje mapeia parte da criativa e complexa fotografia da Grã-Bretanha, mas não pretende ser uma história da fotografia britânica, missão impossível em razão de sua complexidade. Poderíamos, entretanto, analisá-la como um ‘álbum de família’ que retrata uma sociedade multicultural com diferentes histórias e identidades, e com infinitas possibilidades. João Kulcsár



OBSERVADORES: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até hoje

Curadoria de João Kulcsár e Martin Caiger-Smith
Parceria SESI-SP e British Council

TEMPORADA: 25 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO
HORÁRIOS: segunda, das 11h às 20h | terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 10h às 19h
LOCAL: Galeria de Arte do SESI SP | Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)    
INFORMAÇÕES: 11 3146-7405 / 7406

Fontes: Alfabetização Visual e SESI-SP




Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot