05 setembro 2012

Exposição: nova fotografia- entre muros e ideias.

O MIS apresenta a quinta exposição do projeto Nova Fotografia 2012, que nesta edição traz o trabalho do paulista Marcos Muniz, na série Entre Muros e Ideias.


 O foco da série de Muniz é trazer a realidade de palestinos e israelenses à tona por meio de alegorias bélicas e religiosas que circundam as ruas e movimentos sociais nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Belém. Na mostra, o artista desnuda o culto à fé e as crença políticas e religiosas de árabes e judeus em imagens que se inserem entre o tangível e o intangível.

A pluridade cultural e étnica de Jerusalém reforça a discussão de que é preciso reatar os laços seculares de dois povos manchados por conflitos e desentendimentos.  De ambos os lados, o estado de tranquilidade vigiada é evidente. Por lá, árabes e judeus tomam e retomam suas rotinas atravessando os muros, conhecidos como “checkpoints”, que separam fisicamente os dois povos.

Nota-se também o culto à fé, à crença político-ideológica de árabes e judeus, divididos por opiniões e costumes. E, a partir desse viés, a série de imagens reforça o composto argumentativo do “tangível” (muros, cercas, pôsteres e metralhadoras), que dão espaço à estética do “intangível“ (ideias, ideologias, estética visual e religião). Para intensificar o debate da relação entre os povos, a mostra também terá áudios com canções-leituras da Torah e do Alcorão.


exposição / fotografia 
12set a 28out2012
terças a sábados, das 12 às 22h; domingos e feriados, das 11 às 21h
abertura: 11 de setembro, 19h
Espaço Nicho 
ingresso: gratuito

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS - 

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP





Um comentário :

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot