link estudio

Exposição: Nós, de Paraisópolis.


Curso de fotografia na favela de Paraisópolis em 2011 resulta em exposição.




Em uma iniciativa da associação de moradores da favela de Paraisópolis, os professores e fotógrafos Renato Negrão, e Marcelo Mitidieri realizador do projeto, ministraram um curso de fotografia para jovens moradores,

Nas palavras do Renato Negrão, curador do projeto:


A favela na visão de seus moradores.

Essas fotos são o resultado de um curso de fotografia que ministrei em 2011 na favela de Paraisópolis. Iniciativa da associação de moradores do bairro, o curso teve por objetivo ensinar a um grupo de pessoas da comunidade um novo ofício: a fotografia.

De imediato, o que se vê registrado nessas imagens é o olhar curioso de jovens que tiveram a oportunidade de usar a câmera fotográfica para fazerem um recorte de suas realidades. Isto é, do trabalho que produziram selecionarem o que mostrar a nós espectadores.


Fotografia é representação da realidade. Por isso, deve ser vista como um espaço de liberdade; recorte em que caibam nossas próprias experiências com a imagem.

Fruto da liberdade do olhar, o trabalho é antes de tudo o início da vida profissional de jovens que, por meio da arte, estão tendo a oportunidade de enxergar novas possibilidades para o futuro.

Fotógrafos:
Amanda Laurentino Sousa
José Danilo da Silva
Jucilene Cerqueira dos Santos
Marcus Vinicius

Curadoria: Renato Negrão
Realização: Marcelo Mitidieri




De 31 de agosto a 19 de setembro de 2012
Espaço cultural da CPTM- estação Pinheiros
Av. das Nações Unidas, s/n - Pinheiros, São Paulo - SP


Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário