link estudio

Exposição: FotoRetrospectiva 2011 Arfoc-SP.

Por meio de 71 fotografias de 56 repórteres fotográficos de todo o estado deSão Paulo, a mostra reproduz os acontecimentos locais e um pouco da história do país.


ARFOC-SP e Nikon apresentam a mostra FotoRetrospectiva 2011. A exposição fotográfica que está na sétima edição é organizada pela Associaçãode Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo e este ano conta com o patrocínio da Nikon, empresa fabricante de equipamentos fotográficos.A exposição de fotojornalismo permanece em cartaz até 7/4, no EspaçoCultural Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº 2073.

A FotoRetrospectiva traz imagens que marcaram o ano de 2011 e os personagens que se destacaram no noticiário, como Neymar que se consagrou no mundo do futebol, e apresidente Dilma, que tomou posse como a primeira mulher a governar o Brasil.

Voando baixo
Praia Grande, SP, 16/06/2011 - Pauê, Paulo Eduardo Chieffi Addgaard, triatleta biamputado, treina na Praia Grande.Autor: Marcos Alves

As imagens foram selecionadas entre as 410 fotografias inscritas por 149 repórteres fotográficos de jornais, revistas e internet. A edição é de Eduardo Nicolau, de O Estado de S. Paulo, Alexandre Belém, do blog Olhavê, e de membros da Comissão Organizadora.

A melhor fotografia da FotoRetrospectiva 2011 -  7ª Mostra Anual deFotojornalismo receberá o Prêmio Nikon/ARFOC-SP 2011. O autor da imagem escolhida ganhará um kit da Nikon,composto por uma câmera digital D7000, de 16,2 Megapixel, com captura de vídeo em FullHD (1080p), e uma objetiva 18-105 mm (3.5-5.6).

“A cada ano, apresentamos o melhor do fotojornalismo no estado. Em 2011, temos a satisfação de ter a Nikon ao nosso lado, prestigiando os profissionais de imprensa e ampliando os locais de montagem da exposição”, diz Paulo Whitaker, presidenteda ARFOC-SP, sobre o início da parceria entre a entidade e a Nikon.

Whitaker ressaltou a importância da criação do Prêmio Nikon/ARFOC-SP2011 para os repórteres fotográficos: “Todos têm um estímulo a mais na FotoRetrospectiva, como reconhecimento em participar da seleção de grandes fotografias e concorrer a equipamentos versáteis para o dia a dia”.

Encontro Marcado
Brasília, DF, 19/03/2011. O Presidente dos EUA Barack Obama, chega ao Palácio da Alvorada em Brasília para visita a Presidente Dilma Rousseff. Foto: Eduardo Anizelli.

Além da visitação no Espaço Cultural Conjunto Nacional, a exposição fotográfica será itinerante e passará por, no mínimo, cinco universidades.Entre elas estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), uma dasmais importantes escolas de comunicação do país, e o Centro de Comunicação e Artes do SENAC, referência em fotografia no Brasil, além de outras instituições respeitadas, inclusive do interior do Estado.


A FotoRetrospectiva terá painéis dedicados a João Bittar, repórter fotográfico e editor de fotografia, falecido em dezembro passado.

Veja a galeria virtula da exposição.


FotoRetrospectiva 2011 Arfoc-SP / Nikon- 7ª Mostra Anual de Fotojornalismo.
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César - São Paulo (SP)
Abertura: 18/03/2012; horário: 10:30h.
Visitação: de 19/03/2012 a 07/04/2012
Horários: De segunda a sábado das 07 às 22h
                 Domingo e feriado das 10 às 22h


Sobre a ARFOC-SP

A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficosno Estado de São Paulo, ARFOC-SP, é uma sociedade civil de cunho cultural, semfins lucrativos e destituída de caráter político-partidário. A ARFOC-SP tem como objetivo incentivar edesenvolver ações culturais no estado de São Paulo, representando seusassociados nas questões relacionadas à imagem fotográfica e cinematográfica. Para isso, a ARFOC-SP promove cursos, seminários, palestras e exposições relacionados ao fotojornalismo, telejornalismo, direito autoral entre outros temas que visam o aprimoramento profissional e difusão cultural.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário