link estudio

Exposição: Vazios Humanos.

"...Via-se uma cena pequena e remota uma praia solitária e uma mulher fitando o mar.
Era uma mulher que olhava como se esperasse alguma coisa, talvez algum chamado
fraco e longínquo. A cena sugeria, na minha opinião, uma solidão ansiosa e absoluta."
Ernesto Sabato



Através de registros fotográficos que possuem como objeto o vazio de diferentes espaços, o ensaio "Vazios Humanos" mostra nos pequenos recortes na paisagem cotidiana como raramente a vemos esvaziadas de nos, num instante de silencioso em que a realidade pertence nos de maneira intima e exclusiva.

As fotografias que compõem o trabalho foram realizadas no Brasil e na Europa mas as referencias ao lugar foram intencionalmente suprimidas para que as imagens possam ser reconhecidas naquilo que contem de universal, de belo, de solitário e desconcertante Inspiradas na denominação que recebem da Geografia os locais pouco habitados do planeta como os desertos e as regiões polares, estas imagens convidam nos a observação de outros vazios humanos. Pretendem ser um estímulo para "olhar para dentro", para espaços interiores reveladores de outras ausências, mais subjetivas.

Paisagens intimas que encontram nas palavras do escritor argentino Ernesto Sabato não uma tentativa de tradução ou indicação do caminho seguro a percorrer; mas sim um ponto de inflexão e paragem no dia a dia apressado, ocupado antes em desviar os vazios que a olhá-los nas suas variadas dimensões. Ernesto Sabato é considerado um dos principais escritores latino-americanos da atualidade e traduzido para maus de 34 idiomas, permeia os seus escritos reflexões sobre a relação multas vezes controversa do Homem com o mundo.

Cristine Pleske
Curadora


Exposição fotográfica "Vazios Humanos"
De 25 de abril a 25 de maio
Loca- Espaço Cultural CPTM- Estação Brás
Praça Agente Cícero, s/no - Brás- São Paulo.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário