link estudio

A Folha invade o MIS.

Um dos maiores jornais do país invade o Museu da Imagem e do Som de São Paulo para comemorar seus 90 anos de história.


Em comemoração aos 90 anos do jornal Folha de S.Paulo, o MIS apresenta a exposição "90 em Folha - Imagens do Brasil Moderno". A mostra, dividida em diferentes segmentos, aborda a história e a evolução da publicação ao longo das décadas, retratando os principais fatos do país desde a criação do grupo editorial em 1921.

"Além das fotos, o visitante poderá acompanhar a evolução dos infográficos, das charges, das primeiras páginas, saborear a galeria de arte com obras da Ilustríssima, assistir a vídeos e entender como é o fluxo da notícia dentro do jornal", explica Fábio Marra, editor de Arte da Folha.

Entre os destaques, a exposição apresenta painéis com algumas das Primeiras Páginas mais significativas do jornal. A seção dedicada ao Humor Crítico faz uma retrospectiva de charges do jornal iniciada com Belmonte, o primeiro ilustrador do jornal, e seu personagem Juca Pato, que estreou em 1925. Juca expressava os anseios da nova classe média urbana, atacando a corrupção política.

Nos painéis do Jornalismo Gráfico, pode ser conferida a evolução dos infográficos, que demonstram o desenvolvimento das técnicas de edição e impressão dos jornais. A partir de 1989, os mapas, gráficos e ilustrações ficaram mais ricos em detalhes e ganharam movimento e tridimensionalidade.

Galeria Ilustríssima traz uma seleção de obras publicadas no caderno Ilustríssima, e Imagens da História apresenta fotos da Revolução Constitucionalista de 1932 e do impeachment de Fernando Collor de Mello. A seção TV Folha reúne vídeos produzidos pela TV Folha e documentários que mostram os bastidores da Redação.

Durante o período da exposição, serão promovidos workshops (inclusive de fotografia), sessões de cinema, palestras e debates que permeiam o universo do jornalismo.

Veja a programação aqui.

"90 EM FOLHA - IMAGENS DO BRASIL MODERNO"
Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS 
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
Telefone: 55 11 2117 4777
De 18 de maio a 14 de agosto de 2011 (abertura: dia 17/05 às 19h30)
visitação: terça a sábado, das 12h às 19h; domingo e feriado, das 11h às 18h
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário