link estudio

Outra onda atual: fotografia tilt and shift.

Como escrito em outro post( leia: Uma nova onda: as Fotografias Gigantes. ), nosso mundo vive repleto de modas que vem e vão como ondas numa sequência interminável, e não poderia ser diferente no meio fotográfico.

A fotografia tilt and shift é mais uma onda na fotografia atual, esta vem se popularizando há mais tempo e podemos ver varias galerias sobre o tema.
Em bom português giro e báscula são os termos para tilt and shift, mas sobre este tema não me atreverei a escrever, não depois de ler o blog de Alexandre Belém, por sinal um ótimo blog este: Olha, vê.

Num post deste bolg ele entrevista Caio Guatelli, fotografo que usa a técnica e deu uma aula sobre o tema na entrevista, não é a toa que a editoria de fotografia da Folha de São Paulo já se rendeu a varias imagens de Caio com esta técnica.Veja o post: http://www.olhave.com.br/blog/?p=1391

Para ilustrar, deixo uma tentativa da técnica feita digitalmente com a ferramenta do site http://tiltshiftmaker.com/, e fica a dica desta ferramenta para aqueles que quiserem experimentar mas que, assim como eu, ainda não possuem uma lente tilt and shift.

Fotografia de Paraty, com efeito do site, por: Márcio Neves.
E para os que se animarem com a técnica, preparem o bolso, pois uma lente tilt and shift não sai nos EUA por menos de US$ 1100.00 (exemplo da BH).Esta é uma onda onde, ao menos por enquanto, nem todos podem surfar!
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. Amigo, "lente tilt and shift" ???? De onde você tirou isso ? Não existe uma lente deste tipo, e a lente que você fez o link nada mais é do que uma lente de foco manual, e custa caro pela qualidade e luminosidade da lente, afinal ela tem abertura de F/2.8.

    Estou na dúvida se você falou sem conhecimento do assunto, ou se tentou lançar moda. Para quem trabalha no setor, fica parecendo que você falou besteira. Corrige isso aí enquanto dá tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ola Anônimo!
    Bom, quem parece não ter conhecimento do assunto não sou eu, talvez por isso o anonimato.
    Se você ler os links referidos vai entender o que foi dito aqui.
    Para que entenda, desde que leia, seguem dois trechos explicativos e os referidos links:

    "Você usa lente tilt-shift em câmera 35mm ou é grande formato?
    35mm digital, é uma Canon EOS 1DS mark III. [Caio usa duas lentes: Canon TS-24mm e TS-90mm)"(http://www.olhave.com.br/blog/?p=1391)
    Links das lentes mencionadas:
    (http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=216&modelid=7328)

    http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=156&modelid=7329)

    A primeira lente do mundo com formato 35mm com movimentos de inclinação e deslocamento, a TS-E 90mm f/2.8 é bem adaptada a usos que vão de retratos até fotos de produtos. A ótica Gaussiana fornece uma delineação de alta qualidade e um efeito de fundo verdadeiramente desfocado.(http://www.bhphotovideo.com/c/product/12192-GREY/Canon_2544A003_Lente_Telefoto_com_Mudan%C3%A7a.html/ul/P/umse/0#features)

    Obrigado pela leitura e participação.

    ResponderExcluir
  3. quem falou besteira foi voce, Anônimo!!!

    ResponderExcluir