link estudio

Os vencedores do World Press Photo 2022

Anunciados os vencedores globais do Concurso de 2022 do World Press Photo





“Juntos, os vencedores globais prestam homenagem ao passado enquanto habitam o presente e olham para o futuro”

A World Press Photo Foundation apresentou os quatro vencedores globais do World Press Photo Contest 2022. Um júri independente selecionou as fotografias e histórias premiadas dos vencedores regionais anunciados em 24 de março de 2022 , escolhidos entre dezenas de milhares de fotografias inscritas.

A obra premiada nos convida a sair do ciclo das notícias e refletir sobre os efeitos devastadores da colonização e a importância de preservar o conhecimento indígena.

A presidente do júri global, Rena Effendi: “As histórias e fotografias dos vencedores globais estão interconectadas. Todos os quatro, em suas próprias maneiras únicas, abordam as consequências da corrida da humanidade pelo progresso e seus efeitos devastadores em nosso planeta. Esses projetos não apenas refletem sobre a urgência imediata da crise climática, mas também nos dão uma visão de possíveis soluções”.


Ela acrescenta: “Juntos, os vencedores globais prestam homenagem ao passado enquanto habitam o presente e olham para o futuro”.



Apresentando os vencedores:

World Press Photo of the Year

Kamloops Residential School
Amber Bracken, para o The New York Times

Pela primeira vez nos 67 anos de história da World Press Photo, a World Press Photo of the Year é uma fotografia sem nenhuma pessoa nela.

A fotografia de Amber Bracken comemora as crianças que morreram na Kamloops Indian Residential School, uma instituição criada para assimilar crianças indígenas, após a detecção de até 215 sepulturas sem identificação em Kamloops, British Columbia.

Effendi disse sobre a fotografia: “Este é um momento tranquilo de avaliação global da história da colonização, não apenas no Canadá, mas em todo o mundo”.

As escolas residenciais começaram a funcionar no século 19 como parte de uma política de assimilação de pessoas de várias comunidades indígenas na cultura ocidental e predominantemente cristã. Mais de 150.000 crianças passaram pelas portas das escolas residenciais e pelo menos 4.100 alunos morreram enquanto estavam nas escolas, como resultado de maus-tratos, negligência, doença ou acidente.


Bracken disse sobre sua fotografia: “A história colonial não é uma história antiga [...] esta é uma história viva com a qual os sobreviventes ainda estão lutando. Se queremos falar sobre reconciliação ou cura, precisamos realmente manter e honrar o coração que ainda existe lá.”

A história ganhou relevância novamente este mês, quando o Papa Francisco pediu desculpas a uma delegação canadense das Primeiras Nações pelo papel da Igreja Católica no sistema de escolas residenciais do país.

O Papa Francisco disse durante um discurso no Vaticano: “Sinto tristeza e vergonha – pelo papel que vários católicos, particularmente aqueles com responsabilidades educacionais, tiveram em todas essas coisas que o feriram, nos abusos que você sofreu e na falta de respeito pela sua identidade, sua cultura e até seus valores espirituais. Todas essas coisas são contrárias ao Evangelho de Jesus Cristo. Pela conduta deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e quero dizer a vocês de todo o coração: sinto muito”.

Bracken é a quinta mulher vencedora da World Press Photo of the Year. Seu trabalho recente se concentrou no legado contínuo de trauma intergeracional de escolas residenciais para jovens Cree e Metis, reocupação Wet'suwet'en e lutas por direitos à terra, a super-representação de indígenas desabrigados deslocados em seus territórios históricos e interrogando o impacto de raça em sua própria família.


Saiba mais sobre a fotografia


World Press Photo História do Ano

Salvando Florestas com Fogo
Matthew Abbott, para National Geographic /Panos Pictures

Em 2021, os incêndios devastaram diferentes partes do planeta, da Grécia à Sibéria . Saving Forests with Fire , de Matthew Abbott, mostra como o povo Nawarddeken, os proprietários tradicionais de West Arnhem Land, no norte da Austrália, convive e usa estrategicamente o fogo para proteger seu meio ambiente.

Matthew Abbott, o fotógrafo, disse: “Esta história remonta a muito tempo. Em 2008, eu morava e trabalhava em Arnhem Land e fui convidado para uma caminhada na mata com o povo de Nawarddeken. Foi lá que os conheci pela primeira vez e aprendi como eles estavam cuidando de seu país. Mais de 10 anos depois, voltei, desta vez com a National Geographic, para trabalhar em uma história sobre como o povo Nawarddeken está queimando estrategicamente suas terras para evitar incêndios florestais destrutivos e como esse processo está realmente ajudando a salvar o meio ambiente.”

O fotógrafo seguiu os guardas florestais de Warddeken e sua prática conhecida como queima fria, na qual os incêndios se movem lentamente, queimam apenas a vegetação rasteira e removem o acúmulo de combustível que alimenta as chamas maiores. Como resultado, essas queimadas tradicionais evitam que incêndios maiores e mais destrutivos ocorram nos meses mais quentes e secos do ano.

O povo Nawarddeken vê o fogo como uma forma de rejuvenescer a terra e usá-lo como uma ferramenta para administrar sua terra natal de 1,39 milhão de hectares. Os guardas da Warddeken usam o conhecimento tradicional e o combinam com tecnologias contemporâneas, como queima aérea e mapeamento digital para evitar incêndios florestais. Ao fazer isso, eles diminuíram com sucesso a quantidade de CO2 que aquece o clima.

A presidente do júri global, Rena Effendi, sobre esta história: "Foi tão bem montada que você não consegue nem pensar nas imagens de maneiras diferentes. Você olha para ela como um todo, e foi uma narrativa perfeita".

Matthew Abbott é reconhecido por fotografar histórias sociais, culturais e políticas que cobrem a Austrália suburbana e regional contemporânea. Abbott está interessado em contar histórias íntimas, iluminando momentos tranquilos que geralmente não são vistos. Ele acredita que contar histórias funciona melhor quando se trata de uma conexão próxima com seus assuntos.


Veja a história completa

Prêmio World Press Photo Projeto de Longa Duração

Distopia Amazônica
Lalo de Almeida, pela Folha de São Paulo /Panos Pictures

Pela primeira vez, como parte de nosso modelo regional, o Prêmio Projeto de Longo Prazo reconhece histórias que fornecem uma visão de longo prazo de uma questão específica.

Com mais de 12 anos, a Distopia Amazônica de Lalo de Almeida investiga os efeitos sociais, políticos e ambientais do desmatamento, mineração e exploração de recursos na Amazônia brasileira.

Desde 2019, a devastação da Amazônia brasileira está em seu ritmo mais rápido em uma década. A exploração da Amazônia não só tem efeitos devastadores sobre o ecossistema amazônico, com sua extraordinária biodiversidade, mas também uma série de impactos sociais, principalmente sobre as comunidades indígenas que são obrigadas a lidar com a degradação significativa de seu meio ambiente, bem como sua forma de vida.

Lalo de Almeida, o fotógrafo, disse: “Não dá para separar as questões ambientais e sociais como se fossem duas coisas diferentes. Você vê que a maioria das cidades que têm altos níveis de desmatamento, também têm os mais altos níveis de pobreza. Então, esses são elementos que estão completamente conectados: pobreza, violência, degradação ambiental e desmatamento.”

A regulamentação e a fiscalização da conservação foram erodidas sob a administração do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O presidente incentiva a agricultura e a mineração em áreas protegidas, argumentando que isso combaterá a pobreza. Além disso, grandes esquemas de infraestrutura foram construídos. Bolsonaro frequentemente se manifesta contra as medidas de proteção ambiental e faz comentários minando as tentativas dos tribunais brasileiros de punir os infratores. Ambientalistas dizem que isso está incentivando o desmatamento e criando um clima de impunidade.

Rena Effendi sobre por que este projeto foi selecionado: “A Distopia Amazônica revela uma infinidade de resultados desastrosos da exploração da terra e dos recursos naturais – o impacto de decisões míopes impulsionadas pela ganância e aplicadas por aqueles que estão no poder sem qualquer consideração pelo futuro do planeta.”

Lalo de Almeida trabalha para a Folha de São Paulo há 27 anos enquanto produz outros projetos documentais, incluindo O Homem e a Terra, sobre populações tradicionais brasileiras e sua relação com o meio ambiente.

Veja a história completa

World Press Photo Open Format Award

Blood is a Seed
Isadora Romero

O primeiro World Press Photo Open Format Global Award foi para a contadora de histórias visual equatoriana Isadora Romero por seu vídeo Blood is a Seed (La Sangre Es Una Semilla) .

Rena Effendi disse sobre o vídeo: “O vencedor do Open Format Award, Blood is a Seed, aborda as consequências da colonização, erradicação da cultura e perda de patrimônio, enquanto reivindica práticas agrícolas tradicionais em um ato de resistência”.

Em uma viagem à aldeia ancestral de sua família de Une, Cundinamarca, Colômbia, Romero espera aprender sobre sua história e explorar as memórias esquecidas da terra e das plantações, e sobre seu avô e bisavó que foram 'guardiões de sementes' e cultivaram vários variedades de batata, das quais apenas duas ainda existem principalmente.

Através da história pessoal da família de Romero, o projeto questiona o desaparecimento de sementes, a migração forçada, o racismo, a colonização e a consequente perda de conhecimento ancestral. Durante o século 20, 75% da diversidade genética de plantas agrícolas foi perdida globalmente. A principal força motriz do declínio da agrobiodiversidade é o impulso para o cultivo de monoculturas de variedades modificadas e muitas vezes não nativas, para culturas de maior rendimento.

Romero explica: “Perder diversidade e variedades de sementes não está apenas nos afetando como comunidade porque estamos perdendo nutrientes e provavelmente algumas espécies especiais desaparecerão completamente. A memória cultural também está se perdendo. Esse conhecimento foi passado de geração em geração, e esse conhecimento geralmente não é validado pela comunidade científica ocidental. Acho muito importante entender como estamos perdendo essa memória.”

O vídeo é composto por fotografias digitais e em filme, algumas das quais foram tiradas em filme 35mm vencido e posteriormente desenhadas pelo pai de Romero. Embora o projeto seja uma exploração do passado, ele se envolve com técnicas contemporâneas – brincando com os paralelos entre códigos genéticos e códigos binários de fotografias digitais – a fim de preservar esse conhecimento antigo para o futuro.

Isadora Romero se interessa por questões sociais, de gênero e ambientais. Seus ensaios visuais, explorando a fronteira entre arte e fotojornalismo, buscam diferentes abordagens utilizando diversas ferramentas narrativas.

Assista o vídeo aqui

Exposição Mundial de Fotos da Imprensa 2022

As fotografias, histórias e produções premiadas serão estreadas no De Nieuwe Kerk em Amsterdã, na Holanda, em 15 de abril, antes de iniciar a turnê global da exposição. As próximas exposições são confirmadas e adicionadas ao calendário ao longo do ano.

Parabenizamos os vencedores e agradecemos a todos os fotógrafos documentais e fotojornalistas de todo o mundo que participaram este ano.


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário