link estudio

A fotografia e o nu artístico.

Em uma daquelas pesquisas na internet que nunca lembramos como começamos e nem onde terminamos, acabei me deparando com uma galeria de fotos com o titulo: “Nu artístico”.

Na galeria umas dez fotos, onde nunca aparece o rosto da modelo, e onde a luz não chama a mínima atenção. Então vieram os questionamentos, onde esta a arte deste ensaio? E afinal, o que é nu artístico?

Bem, estas são questões muito complicadas, afinal teríamos que definir primeiramente o que é arte, o que é fotografia, para só então tentar definir o que seria uma fotografia de nu artístico.

Mas não quero aqui encontrar respostas fáceis, nem iniciar uma discussão sem fim. Mas sim, levantar uma duvida para que todos que gostam de arte, e principalmente da arte da fotografia, se questionem ao ouvir o termo nu artístico, muitas vezes usado a revelia e sem nenhum critério.

No mundo atual cheio de informação, mas com escassez de conteúdo, faltam referencias às pessoas que usam o termo, ao publico destas imagens, e principalmente aos fotógrafos de plantão.

E para que todos pensem melhor ao ouvir o termo nu artístico, proponho que primeiramente conheçam as fotos de alguns grandes fotógrafos: Edward Weston, Lucien Clergue, Robert Mapplethorpe e ate mesmo Man Ray.

Após conhecermos as imagens destes, que são apenas alguns exemplos, estaremos mais atentos às imagens que insistem em ser intituladas “nu artístico”.

A foto que ilustra o inicio do post é uma de minhas favoritas de Edward Weston.
Para finalizar, ilustrar e deixar a duvida, uma humilde contribuição de minha autoria:

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários :

  1. Realmente, o termo nu artístico acaba se mostrando muito vago. Por outro lado não temos muitas fontes de conhecimento as quais recorrer. Acabamos tendo apenas que apreciar as obras dos grandes mestres e tentar criar um estilo próprio. Mas, achoa que a barreira entre o artístico, o erótico e o pornográfico e muito tênue. As vezes quase inexistente. Já ví alguns trabalhos bem erotizados e que podem ser classificados como artísticos. Depende muito do olhar e do bom gosto do fotógrafo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando se refere às barreiras muito tênues e gosto da discussão do tema.
    Acho que referencias atualmente até são muitas, falta á maioria pesquisar e pensar antes do fazer, e ter mais cuidado ao utilizar o termo também seria bom, pois hoje qualquer ensaio de revista é intitulado, ou vendido, como nu artístico, o que sabemos não ser real, sem falar em fotoblogs, onde qualquer foto com uma bela garota recebe milhares de elogios e onde a foto geralmente é bem simples.

    ResponderExcluir
  3. Fantastico artigo!
    adorei, bastante informativo.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Artigo de uma clareza e objetividade capaz de nos fazer refletir e tomar uma decisão mais acertada enquanto busca de um caminho fotográfico. Principalmente no tocante ao nú artístico. Altamente esclarecedor e proporcionando a pesquisa e o aperfeiçoamento no conhecer para se expor. Gratidão por esse compartilhamento.

    ResponderExcluir