link estudio

As câmeras do World Press Photo 2022

Entre as câmeras utilizadas pelos fotojornalistas premiados, a Canon continua liderando com seu sistema EOS, mesmo diante do avança das mirrorless.


WPP2022-cameras-02
11 câmeras Canon, 5 Nikon, 3 Sony, 2 Fuji e uma Leica.


Mais um ano o site espanhol Photolari fez o levantamento das câmeras utilizadas pelos vencedores do o World Press Photo e que supostamente são os melhores fotojornalistas do mundo.
Os resultados deste ano tem uma ressalva: como o concurso mudou sua estrutura de premiação,  reduzindo o número de categorias e vencedores, além da falta de dados sobre algumas fotos tornam dificil a comparação com os anos anteriores.

Mas este levantamento, embora curioso, sempre  nos leva à uma pergunta: as câmeras usadas realmente importam? 

Sabendo que a resposta à esta pergunta é: claro que a câmera não importa. Esta análise com suas figuras e gráficos é mais um exercício de curiosidade do que qualquer outra coisa.

Ver a evolução do uso de marcas entre os repórteres, verificar se as mirrorless estão ganhando espaço ou encontrar as raridades que entram na lista todos os anos parecia uma pista interessante para ver como o mercado estava se saindo em um setor muito específico.

Uma onde, a propósito, o modelo mais recente do mercado raramente é estilizado e onde câmeras com alguns anos atrás geralmente são bem-sucedidas. Mais uma prova de que a câmera não importa muito ou que não há dinheiro para renová-la com a frequência que muitos gostariam.

Também deve-se ter em mente que o desaparecimento da categoria esportiva significa que câmeras profissionais especialmente rápidas, que sempre tiveram um grande papel nessa contagem, são removidas da lista.

Canon, a mais usada


WPP2022-cameras-01
As DSLRs ainda são mais de 50%, mas as mirrorless (8 de 22) também avançaram nesse campo.



O fato é que nesta edição de 2022, dos 24 vencedores regionais -ou finalistas para vencedores globais- há dados mais ou menos claros sobre 22 deles.

No caso da série, como é a norma da casa, ficamos com o modelo mais usado, que deixa de fora o drone DJI usado por Lalo de Almeida e um modesto Huawei P10 que aparece entre o material do fotógrafo Rehab Eldalil

Entre aquelas para as quais há informação, a Canon volta a ser a marca mais utilizada e a gama EOS 5D é a rainha absoluta. Dos 18 trabalhos de que há informação, 11 são feitos com câmeras Canon e sete deles com alguns 5D de diferentes gerações.

Entre elas, a foto de Amber Bracken escolhida como World Press Photo of the Year 2022 e tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV.

A Nikon é a segunda neste ranking, com cinco câmeras, incluindo a simples D3200 que Vladimir Encina usou para sua reportagem. A terceira é a Sony, com um A7 III e alguns A7R IIIs.

Apesar dessa presença da Sony, algumas Canon R5, uma Nikon Z7 e uma veterana Fujifilm X-T2, as mirrorless ainda são minoria. Mas pela primeira vez eles estão um pouco perto de um empate com as DSLRs são 13 de 22, em comparação com 8 sem espelho .

Ainda mais se enganarmos um pouco e contarmos como mirrorless a Leica M10 usada por Nanna Heittmann, que também usou câmeras de filme e uma Canon R5 para sua reportagem.
Pelo menos de acordo com os dados publicados pelo The Phoblographer, que também se inscreveu este ano para tirar a calculadora e ver as câmeras World Press Photo.
Continuando com a busca pelo mais exótico desta edição, além da Leica e das câmeras de filme, uma Fujifilm GFX50S está incluída na lista como a única câmera de médio formato utilizada pelos vencedores regionais e globais.


Fonte: Photolari 
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário