link estudio

Exposição: WALTER FIRMO no verbo do silêncio a síntese do grito.

 Exposição trás imagens inéditas de Walter Firmo ao publico no IMS-SP.


Walter Firmo incorporou desde cedo em sua fotografia a construção de linguagem que busca a elaboração de sentido através de imagens dirigidas e encenadas, tendo como essência uma consciência de origem – racial, social e cultural –, amalgamada a um desejo de questionar os cânones da fotografia documental e do fotojornalismo.

Documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular. Foi nesse contexto, portanto, que se construiu a obra de Walter Firmo: P&B e cor se entrecruzando na trajetória em busca por construções imagéticas que trabalhem o tema central de sua obra – a sua negra cor –, aquela que tece “no verbo do silêncio a síntese do grito”.



Walter Firmo

Nascido em 1º de junho de 1937 no Rio de Janeiro, Walter Firmo conta que desde garoto sonhava em fotografar. Ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz, no jornal Última Hora, e não parou mais. Trabalhou em diversos jornais e revistas e construiu uma carreira longeva, reconhecida por prêmios. Um deles foi o Esso de Reportagem, em 1963, conquistado por “Cem dias na Amazônia de ninguém”, matéria publicada no Jornal do Brasil com fotos e texto seus. Chamado de “mestre da cor”, Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil, do carnaval do Rio de Janeiro ao bumba-meu-boi no Maranhão. Desde 2018 o IMS abriga, em regime de comodato, aproximadamente 155 mil fotos feitas por Firmo ao longo de várias décadas.


WALTER FIRMO no verbo do silêncio a síntese do grito.

IMS Paulista- Galeria 3 - 8º andar

Avenida Paulista, 2424 - São Paulo/SP

Entrada gratuita

30/4 a 11/9/2022

Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h.

Fonte: Instituto Moreira Sales

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário