link estudio

Exposição: As Cinzas da Quarta

O MIS inaugura a primeira mostra do projeto Nova Fotografia 2015, com a série As Cinzas da Quarta, de Gabriel Quintão.


Captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile, as fotografias incentivam uma comparação entre a alegria do carnaval e a vida real das pessoas que fazem o espetáculo acontecer. As imagens buscam retratar a fragilidade da felicidade do Carnaval e, sobretudo, o esforço dos foliões em sustentar algo nascido pra morrer após 80 minutos de uso. O projeto aborda alegorias que representaram vida no sambódromo e agora se decompõem em meio a outras sobras do último desfile.


Para a Igreja Católica, a quarta-feira de Cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. Para as alegorias e a comunidade envolvida, é a morte do reconhecimento por esse grande espetáculo visual. No momento em que são abandonadas, as alegorias deixam de fazer parte dos orgulhos da escola e passam a integrar a paisagem urbana de quem passa pela Avenida Otto Baumgart, próxima ao Sambódromo da capital paulista. Durante a construção do projeto foram feitas três visitas a esse terreno, sendo duas em 2013 e uma em 2014.

Sobre o artista
Gabriel Quintão nasceu em 1984 em Araraquara (SP), onde se formou em jornalismo pelo Centro Universitário de Araraquara. Em 2006 começou a fazer seus primeiros trabalhos fotográficos, quando começou a se afastar da direção de arte e se aproximar da foto. Em 2010 mudou-se para São Paulo para estudar fotografia na Escola Panamericana de Artes e atualmente atua na capital como fotógrafo freelancer.

Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.


Nova Fotografia | As Cinzas da Quarta
exposição / fotografia 
12fev a 29mar2015
terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados das 11 às 21h
12 de fevereiro, quinta
Espaço Nicho 
ingresso: gratuito
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário