link estudio

World Press Photo 2015

O mais importante Prêmio de fotografia de Jornalismo do mundo divulgou os vencedores.

MADS NISSEN- JON AND ALEX-18 May 2014
Uma imagem documentada pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen é a fotografia do ano segundo o júri da 58ª edição do World Press Photo, maior prêmio dedicado ao fotojornalismo no mundo. O registro mostra o casal gay Jon e Alex durante um momento íntimo, em São Petersburgo, na Rússia.

Nissen, fotógrafo do jornal dinamarquês “Politken”, também venceu na categoria temas contemporâneos. É o segundo ano seguido em que a imagem ganhadora desta seleção também é escolhida como a fotografia do ano. Em 2014, John Stanmeyer levou o prêmio ao registrar imigrantes somalis em busca de sinal de celular na costa de Djibuti, no leste da África.

Chefe do júri nesta edição, Michele McNally, diretora de fotografia do jornal “The New York Times”, comentou ao site do World Press Photo que “a imagem vencedora precisa ter estética, impacto e potencial para se tornar icônica”. “Esta foto é esteticamente forte e tem humanidade”, completou ela.

Pamela Chen, jurada desta edição, disse que a organização estava “buscando um foto que poderia importar amanhã, e não apenas hoje”. “Isto é um tema contemporâneo, é a vida diária, tem ressonância jornalística tanto local quanto geral, mas também traz à tona a questão de uma forma muito profunda e desafiadora. É bastante universal.”

BULENT KILIC - ISTANBUL PROTEST-12 March 2014
Um júri internacional de profissionais líderes na área do fotojornalismo mundial julgou as imagens no escritório World Press Photo em Amesterdão, em 1 de Fevereiro, chefiada pelo presidente do júri Michele McNally, diretor de fotografia e assistente do editor-gerente da The New York Times .

Fatos & figuras

O Concurso 2015 atraiu inscrições de todo o mundo: 97.912 imagens foram submetidas por fotógrafos de 5692 imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais de 131 países.

Nova categoria: Longo Prazo Projetos

Uma nova categoria foi lançada este ano a Projetos de longo prazo, e foi recebido com resposta entusiástica por parte dos participantes. Um total de 14.583 imagens foram inscritas, totalizando 510 histórias.

Prêmios

O júri atribuiu o primeiro, segundo e terceiro lugares em todas as categorias. Vencedores Primeiro-prêmio em cada categoria receberá um prêmio em dinheiro de 1.500 euros. Os vencedores do segundo e terceiro prêmios, e os que receberam menção honrosa, receberá um Golden Eye Award e um diploma. O prêmio principal, a World Press Photo of the Year, carrega um prêmio em dinheiro de 10.000 euros. Além disso, a Canon vai doar uma câmera DSLR profissional e kit de lente para que o fotógrafo vencedor do World Press Photo of the Year 2014. Os 2.015 Prémios Dias , uma celebração anual dos premiados, terá lugar em Amsterdã em 24-25 de abril. Os premiados imagens são apresentadas em uma exposição que viaja durante todo o ano para cerca de 100 cidades em 45 países, a começar em Amsterdã em De Nieuwe Kerk, em 18 de abril.

Veja aqui a lista completa dos vencedores de 2015.

BAO TAILIANG- THE FINAL GAME-14 July 2014
Veja aqui a galeria de fotos vencedoras.

Sobre o World Press Photo

World Press Photo organiza o maior concurso internacional de jornalismo visual. A fundação  é uma organização independente, sem fins lucrativos, com sede em Amsterdã, na Holanda, onde foi fundada em 1955.

MASSIMO SESTINI- RESCUE OPERATION-07 June 2014

Fontes: World Press PhotoEntretempos
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário