link estudio

Exposição Jessica Lange: fotógrafa

Mostra apresenta o lado fotógrafa da atriz que ganhou duas vezes o Oscar.

O MIS apresenta a exposição Jessica Lange: fotógrafa. Em 1967 Jessica Lange foi contemplada com uma bolsa de estudos da Universidade de Minnesota para estudar fotografia, mas as vicissitudes da vida de estudante a levaram para a Espanha e Paris, onde ela decidiu estudar artes cênicas e deixou a fotografia de lado. Foi então que embarcou na carreira de atriz, atuando em filmes emblemáticos e ganhou duas vezes o Oscar de melhor atriz, por seus papéis em Tootsie, em 1983, e outro por Céu Azul, em 1995.

Só mais tarde, no início dos anos noventa, quando Sam Shepard, a presenteou com uma Leica M6, Jessica assumiu suas façanhas fotográficas novamente. As imagens foram capturadas em suas viagens e andanças - sua lente percorreu países como EUA, França, Finlândia e Itália, embora ela tenha uma queda especial pelo México, como ela mesma diz "por suas luzes e noites maravilhosas".


Coisas que eu vejo e México

Originalmente intitulada Unseen, a exposição é composta por 135 fotografias e 12 folhas de contato que dão conta de uma sensibilidade aguda e de uma mestria técnica excepcional de Jessica Lange. A coleção, formada por imagens feitas nos últimos 20 anos, é organizada em duas séries: Coisas que eu vejo e México.

México conta ainda com uma sub-série: Os cinco dias sem nome, Chiapas. Estas fotos foram feitas em 2012 nos vilarejos de Tenejape e San Juan Chamula, no estado de Chiapas. As imagens retratam o Carnaval, que é provavelmente a celebração mais importante de Chiapas e tem duração de 13 dias. O festival celebra os cinco dias perdidos do calendário maia. Os cinco dias sem nome, quando acreditam que o mundo vira de ponta cabeça. Acredita-se que seja um período desafortunado, ou até perigoso. As imagens, todas em P&B, retratam a preparação para o festival: homens se vestem de mulher, pessoas maquiadas, com suas fantasias rebuscadas, disfarçam-se de macacos, lobos e outros animais.


Bate-papo com Jessica Lange | 10.02 às 19h

Celebrando a inauguração da mostra, o MIS abre inscrições para interessados em reservar uma vaga para bate-papo com Jessica Lange. Mediada por Iatã Cannabrava, a conversa abordará a atuação da atriz como fotógrafa documentalista e o histórico deste trabalho.

Inscrições

Interessados em participar devem enviar seu mini-currículo para o e-mail dialogosmis@mis-sp.org.br até quinta-feira, 5 de fevereiro, às 18h. A seleção será feita por meio de análise de currículo. O resultado será divulgado a partir de segunda-feira, 9 de fevereiro no site do Museu. A conversa terá tradução simultânea.

Além da participação por meio de seleção, o MIS disponibilizará vagas para os interessados em geral. Para participar, o público deve retirar a senha, que será distribuída na recepção do MIS a partir das 17h do dia 10 de fevereiro, de acordo com a capacidade do Auditório.


Jessica Lange: fotógrafa
exposição / fotografia 
11fev a 05abr2015
terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Bate-papo: 10 de fevereiro, terça, às 19h
exposições 1º andar 
R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia)
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário