link estudio

PhotoImage Brasil 2014.

Aconteceu esta semana em São Paulo a maior feira do setor de imagem da America Latina.


A maior feira do setor de imagem da America Latina, a PhotoImage Brasil aconteceu esta semana em São Paulo e deixou muitas perguntas no ar.

Neste ano a feira foi marcada não pelos estandes montados nem pelos lançamentos de produtos, mas pelas ausências.

Empresas de peso no setor não estiveram presentes neste ano, como Nikon, Sansung, Sony e Panasonic; apenas para citar as maiores, já que ausências de outras empresas do setor também foram notadas, caso de algumas encadernadoras tradicionais, estas ausências deixaram em muitos visitantes a sensação de que a feira encolheu, para ocupar este espaço, outras empresas aumentaram seus estande, caso de Digipix, que para comemorar seus 10 ano tinha o maior estande na feira, com uma área exclusiva para suas palestras gratuitas durante o evento.


A carência de novidades na feira também foi um fator muito comentado por visitantes. Onde estão as novidade?

Estas peculiaridade da feira de 2014 mostra que ha algo diferente no ar.

A falta de novidades na feira pode ser explicada por dois motivos: em tempos de internet as empresas não esperam muito para o lançamento de novidade, divulgam seus produtos por sites e invadem a rede com informações e promoções sobre seus lançamentos; outra explicação, e talvez a mais importante no cenário da feira, é que neste ano temos a Photkina na Alemanha, a maior feira do setor no mundo, assim as empresas não trariam novidade para o Brasil e esperariam a feira alemã pra seus lançamentos.


Mas e a ausência de muitas empresas?

Bom, esta nos leva há muita possibilidades; uma delas seria novamente a Fotokina, as empresas investem muito na feira alemã que é vitrine para o mundo, então deixariam de investir na América latina; outra hipótese, acabamos de ter a Copa do Mundo no Brasil, e justamente algumas das empresas ausentes investiram muito em marketing durante o evento, caso da Sony que patrocinava diretamente o evento, e da Sansung que patrocinava a seleção brasileira e lançou uma linha da câmeras compactas com o logo da CBF; mais uma possibilidade seria o a desaceleração da economia brasileira e as proximidades das eleições, o que poderia ter lançado uma certa cautela nas empresas. Outra explicação, que influencia muito o setor, seria o encolhimento cada vez maior das lojas especializadas em imagem no pais, os grandes magazines vem ocupando o espaço destas lojas oferecendo produtos e serviços de imagem, praticamente eliminando a concorrência de pequenas e tradicionais lojas do setor.

Mas pelos papos ouvidos aqui e ali durante o evento, pode-se pensar em outro motivo para estas ausências: a própria feira deixar de ser interessante para estas empresas. A feira a anos foi a vitrine para empresas do setor de imagem, mas exige um belo investimento por parte dos expositores, este investimento tem tido retorno durante a feira? O publico que a feira atrai tem levado lucro para estes expositores? Talvez uma feira Bienal se mostre uma melhor alternativa para a industria do setor?

Estas são algumas questões levantadas durante a PhotoImage Brasil 2014 que deverão acompanhar os organizadores e expositores da feira durante o período que vai até a próxima feira em 2015, quando teremos uma ideia melhor do cenário e do futuro desta feira.


Temos algumas indicações de novos rumos que a feira talvez venha a tomar, com a realização em paralelo do Estúdio Brasil, um dos maiores congressos de fotografia do pais; além da presença do MIS, com uma exposição, lançamento de catalogo e de sua convocatória do projeto "Nova Fotografia 2015"; mostram uma busca em atrair um publico mais qualificado para a feira, o que a tornaria mais atraente para expositores.
 

Apesar disso, a feira ainda não perdeu sua relevância, sendo ponto de encontro entre os trabalhadores da imagem, local de conhecer pessoalmente clientes, fornecedores e sobretudo fazer e rever amigos.

Nos vemos em 2015!


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário