link estudio

Filmes fotográficos na imagem digital.

DxO FilmPack 3, software de processamento e simulação de até 60 filmes fotográficos.


Uma das diferenças de trabalhar com fotografia analogica era poder escolher o filme utilizado, opções não faltavam e cada filme fotográfico tinha sua caracteristica particular, cor ou PB, filme cromo ou negativo, cores vivas ou cores suaves, granulação alta ou baixa; com base nessa escolha o fotógrafo começava as definições de seu trabalho.

Na migração para o digital perdemos algumas destas características da imagem, que hoje podem ser simuladas na edição via software.

Para facilitar este trabalho, e resgatar a característica de alguns dos filmes fotográficos mais utilizados no mundo a empresa DXO Image Science desenvolveu o software FilmPack.

Com a indicação de grandes nomes da fotografia, como Sebastião Salgado, que desde 2008 utiliza digital para fotografar seus projetos (leia aqui); o software facilita a vida dos fotógrafos que gostam de suas imagens com resultado parecido com dos tradicionais filmes fotográficos.


O programa 

A versão mais recente, anunciado em junho, agora inclui a habilidade para imitar até 60 famosos filmes preto e branco, e cor, com base na calibração de impressões profissionais, dando o que a empresa alega ser a simulação de filme mais precisas do mercado.


Ele também traz um maior grau de controle, incluindo controles deslizantes HSL, um misturador de canais para a otimização de conversões preto e branco, a pedido de clientes, a capacidade de adicionar vinhetas.

O software está disponível em duas versões, "Essentials" e "Especialista", que oferecem diferentes níveis de função, com preço de introdução a partir de USD$ 49.00 para a versão Essentials.


Sebastião Salgado e DxO FilmPack:

Foto: Nicole Toutounji.
"Graças a DxO FilmPack, eu tenho sido capaz de fazer uma transição suave para o digital." Sebastião Salgado.

Uma verdadeira lenda em fotografia com filme preto e branco, Sebastião Salgado mudou-se para digital sem perder a característica de grão e contraste de suas famosas ampliações assinadas.

Agora ele virou-se para digital, e com a ajuda de especialistas, identificou um método para reproduzir exatamente os mesmos resultados para a fotografia do filme. DxO FilmPack representa um dos primeiros elos indispensáveis ​​na cadeia para processar adequadamente as suas fotografias.

Fontes: DP Review e DxO Labs
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário