link estudio

Dia Mundial da Fotografia.


Embora técnicas de registro já fossem conhecidas desde 1826, como a heliografia de Joseph Nicéphore Niépce e outras técnicas de outros pesquisadores, foi em 19 de Agosto de 1839 que o mundo conheceu oficialmente a técnica de daguerreotipia, desenvolvida por Louis-Jacques-Mandé Daguerre.

O evento na Academia de Ciências e Belas-Artes de Paris oficializou o advento da fotografia uma técnica que evoluiu muito com o tempo, mas que desde de sua chegada provocou profundas alterações nos rumos da arte moderna e na comunicação.

Enquanto diversos críticos buscavam negar o caráter artístico da fotografia, outros a enalteciam, como o filósofo alemão Walter Benjamin lembrando que “pela primeira vez no processo de reprodução da imagem a mão foi liberada das responsabilidades artísticas mais importantes, que agora cabiam unicamente ao olho”.Além disso, Benjamim ressalta que graças à reprodutividade técnica própria da fotografia a arte se emancipa de suas origens ritualísticas e ganha um imenso poder de exposição.

Com este poder de exposição e a capacidade de síntese da imagem fotográfica ela adquire características de uma linguagem universal, como ressalta Sebastião Salgado:“Buscamos durante muito tempo uma linguagem universal. Falou-se do esperanto, do inglês, do latim. Finalmente descobrimos uma linguagem universal, que é a imagem. A fotografia que faço aqui no Brasil vai ser difundida em dez, doze países, sem uma linha de tradução. Qualquer um que ler a minha imagem no Japão vai compreender, quem ler minha imagem na Índia vai compreender. A imagem é realmente uma escrita, uma linguagem universal”.

De arte contestada á projeção nas mídias globais como linguagem universal, da heliografia e daguerreotipia ao processo digital a Fotografia, ao longo da sua relativamente curta história, mudou a relação do homem com a cultura do seu tempo.




Postado originalmente em 19/08/2010 as 20:59h
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. Amei o blog!

    http://brunathamilesramos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola Bruna,
    Fico feliz em saber que gostou do blog!
    Seja bem vinda e continue acompanhando.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Do Florence ninguém lembra né! Mas o atrasado do Daguerre todo mundo fala... Florence, além de seu invento ser melhor e mais adiantado que o de Daguerre, foi quem deu o nome de Photographie. Era frances mas era radicado aqui, no Brasil, em Campinas-SP. Esse sim merece ser lembrado!

    ResponderExcluir