Feira do setor: Fotografar 09.

Foi realizada, de 14 a 16 de abril de 2009 a feira Fotografar 2009, que aconteceu paralelamente ao 6º Congresso Paulista da Foto.
Voltada para a fotografia como negócio, em meio à crise que atravessamos busca trazer idéias e soluções para o lucro da indústria fotográfica como um todo, afinal o negócio é uma cadeia, quando o fotógrafo lucra todos lucram juntos, laboratórios, encadernadoras, etc.
Para os fanáticos por câmeras fotográficas, esta não é a feira ideal, poucas empresas apresentaram câmeras nesta feira, Canon e Nikon, por exemplo, não tinham representantes, a exceção fica com a Sony, que busca ganhar cada vez mais espaço entre os profissionais de fotografia, onde sua aceitação ainda não é tão grande, mas parece vir melhorando aos poucos. Já para os que procuram soluções de impressão, encadernação, fotolivros e os chamados foto-produtos, a feira apresentou varias opções.
A feira confirma a tendência de que o processo quÃmico será cada vez mais reduzido, pois o Dry Lab (tradução: laboratório seco), que utiliza mÃdia térmica ou jato de tinta, ocupa cada vez mais espaço nos estandes, e parece melhorar seu desempenho a cada nova geração de equipamento.
As impressões em grande formato também chamam muito a atenção, com mÃdias variadas como papel, lona, vinil, tecido, etc; tornam os estandes que as apresenta sempre uma atração.
Outro fator que chamou atenção na feira foi o aumento da presença de empresas fora do eixo Rio-São Paulo, mostrando que existe vida, e fotografia, alem do eixo.
A presença de uma faculdade divulgando seu curso tecnológico (cursos de 2 anos) de fotografia, também chama a atenção, é um ganho na batalha pela qualificação do profissional do setor, que deve deixar o amadorismo de lado e reafirmar que fotografia é muito mais que um simples apertar de botão.
Apesar de sempre deixar uma mistura do sentimento de que já vi isso antes, e o gostinho de quero mais, é sempre enriquecedor participar.
Resta agora esperar pela PhotoImage Brazil 09, que será realizada de 11 a 13 de agosto.
Mais informações:
Nenhum comentário