link estudio

World Press Photo 2021

 Anunciados os vencedores do concurso de fotografia de 2021 e do concurso de narrativa digital de 2021.

A World Press Photo Foundation tem o orgulho de apresentar os vencedores do World Press Photo do ano, World Press Photo Story do ano, World Press Photo Interactive do ano e World Press Photo Online Video of the Year.

 Os vencedores da categoria foram anunciados nos canais online da World Press Photo no dia 15 de abril às 15:00 CEST.

“2020 foi um ano difícil e hoje reconhecemos os contadores de histórias visuais que colocam suas vidas em risco para nos apresentar histórias importantes sobre o nosso mundo. As histórias e produções premiadas hoje tocaram o júri por causa dos ângulos pessoais, humanos e esperançosos que os contadores de histórias visuais deram a questões muito difíceis, como a pandemia COVID-19, o conflito Israel-Palestina e os protestos Black Lives Matter após o assassinato de George Floyd ”, disse Joumana El Zein Khoury, diretor executivo da World Press Photo Foundation.


Foto do ano da World Press

O júri independente do Concurso de Fotografia de 2021 selecionou a fotografia de Mads Nissen, The First Embrace, como a foto do ano para a imprensa mundial. Na imagem vencedora, Rosa Luzia Lunardi (85) é abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, São Paulo, Brasil, no dia 5 de agosto de 2020.

Kevin WY Lee, fotógrafo, diretor de criação e membro do júri do 2021 Photo Contest descreve a fotografia vencedora: “Esta imagem icônica do COVID-19 é o memorial do momento mais extraordinário  de nossas vidas, em todos os lugares. Eu li vulnerabilidade, entes queridos, perda e separação, morte, mas, mais importante, também sobrevivência - tudo em uma imagem gráfica. Se você olhar para a imagem por tempo suficiente, verá asas: um símbolo de vôo e esperança. ”

Saiba mais sobre a imagem premiada.

História da World Press Photo do ano

O júri escolheu Habibi de Antonio Faccilongo como o World Press Photo Story of the Year. A série vencedora narra histórias de amor tendo como pano de fundo um dos conflitos contemporâneos mais longos e complicados, a guerra israelense-palestina. A história mostra o impacto do conflito nas famílias palestinas e as dificuldades que enfrentam para preservar seus  direitos reprodutivos e dignidade humana.

Ahmed Najm, diretor administrativo da agência de metrografia e membro do júri do 2021 Photo Contest, diz sobre a história: “A perspectiva fotojornalística do fotógrafo, juntamente com a singularidade da história, criaram uma obra-prima. Esta é uma história da luta humana no século 21: uma história sobre aquelas vozes não ouvidas que podem alcançar o mundo se nós, o júri, agirmos como um meio. Mostra o outro lado do longo conflito contemporâneo entre Israel e Palestina ”.

Saiba mais sobre a história premiada.

Prêmios

Os prêmios World Press Photo do Ano, World Press Photo Story do Ano, World Press Photo Interactive do Ano e World Press Photo Vídeo Online do Ano levam um prêmio em dinheiro de 5.000 euros.

Todos os vencedores são publicados na coleção online da World Press Photo e promovidos nas plataformas da World Press Photo. Eles também estão incluídos na turnê anual da World Press Photo Exhibition e no World Press Photo Yearbook. Além disso, os vencedores são convidados para o World Press Photo Festival 2021, frequentemente são apresentados em publicações importantes e convidados a falar em eventos públicos ao longo do ano.

World Press Photo Festival 2021

Este ano, pela primeira vez, o World Press Photo Festival anual será realizado online, de 15 a 17 de abril de 2021. Veja o programa completo: worldpressphoto.org/festival/2021

World Press Photo Exhibition 2021

As fotografias premiadas são reunidas em uma exposição mundial de um ano que geralmente visita mais de 120 cidades e 50 países e é vista por mais de quatro milhões de pessoas. Todos os anos, estreia no De Nieuwe Kerk, em Amsterdã, na Holanda. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros mundiais para monitorar as restrições de COVID-19 para garantir uma visita segura à World Press Photo Exhibition em 2021. Verifique as atualizações no calendário: worldpressphoto.org/calendar

World Press Photo Yearbook 2021

As histórias vencedoras do Concurso de Fotografia são apresentadas em um anuário anual, disponível em seis idiomas: inglês, holandês, francês, alemão, italiano e espanhol. O World Press Photo Yearbook 2021 será publicado e distribuído pela Lannoo Publishers, e pode ser encomendado a partir do final de abril, internacionalmente através da Lannoo ou através da PhotoQ Bookshop: worldpressphoto.org/yearbook

Fonte: World Press Photo Foundation



Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário