quinta-feira, 8 de março de 2018

Exposição: No Mesmo Muro.

Fotógrafa paulistana expõe projeto feito no Instagram durante o Foto em Pauta.


O ensaio fotográfico desenvolvido pela paulistana, Malu Mesquita, há mais de 03 anos, trata de temas como a mobilidade para captação de imagens com aparelhos celulares. Como produzir um ensaio autoral a partir de fotos feitas com estes equipamentos.

Moradora do tradicional bairro da Mooca, ela percebeu que sempre que passava por uma das ruas, próximas a sua casa, via que os moradores da região deixavam objetos pessoais, na calçada.

O tema incomodou a fotógrafa que passou a fotografar a cena e publicar em sua conta no Instagram, com uma hashtag criada por ela e também alguma frase ou poesia motivada pela sensação de descarte que a cena provocava em Mesquita.


A fotógrafa passa várias vezes pela rua. A facilidade em fotografar, tratar a imagem com os aplicativos que tem no celular, escrever a frase e publicar, motivou a criar um ensaio onde ela pudesse falar sobre paisagem urbana em transformação, memória que os objetos provocavam na fotógrafa e sobre a perda da importância que as coisas tem na vida das pessoas, que estão sempre querendo substituir por algo novo ou mais bonito, uma metáfora à era dos relacionamentos líquidos.

A paisagem encontrada nas fotos são de diversos objetos domésticos,   que durante anos fizeram parte da vida dos moradores e que foi deslocada deste ambiente, ocupando um outro lugar, as ruas da cidade. O que une as imagens é o muro de mais de 100 metros de comprimento. Este também um personagem, com suas pichações, gravites e plantas que invadem o concreto.

A iteração com o público veio rápido, através dos comentários que as fotos recebiam. Isso motivou a fotógrafa a juntar as fotografia em um livro “#NoMesmoMuro: do Instagram ao Fotolivro”, que também será lançado no Foto em Pauta.


Pesquise:  #NoMesmoMuro

Exposição: #NoMesmoMuro

Fotógrafa - Malu Mesquita
Curadoria - Renato Negrão
Local - Espaço Raízes - Praça da Estação, nº10. Tiradentes - MG
Visitação - De 08  a  11 de março de 2018, das 10h às 19h





Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot