22 novembro 2014

Exposição: entre dois mundos.

Salão Arte Pará expõe rituais afro-brasileiros, pelas images dos fotógrafos Pierre Verger e Guy Veloso, em Belém-PA.


O Salão Arte Pará em sua 33ª edição traz como artistas convidados Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso. Por ideia do curador-geral Paulo Herkenhoff, um diálogo entre estes dois fotógrafos é pela primeira vez engendrado em um tema comum entre eles: rituais afro-brasileiros.

A exposição ficará aberta ao público no Museu Casa das 11 Janelas, Belém-PA, até 09 de dezembro (gratuito). Interessante é que uma distância de 70 anos separa os registros feitos em Belém-PA: Verger documentou os rituais nos anos 40 do século passado, já Veloso nos traz fotos recentes, de 2013 e 2014.

Segundo o curador-geral Paulo Herkenhoff, “a tarefa dos que querem um mundo mais democrático, é não só trazer essas religiões afrodescendentes à visibilidade, mas compreender que elas não estão no campo do folclore nem da supertição, mas no campo dos valores, os mesmos que ligam as pessoas”.


Sim, “Entre dois Mundos” é uma mostra política, pois toca no assunto da intolerância religiosa, levando ao público detalhes pouco expostos do Candomblé e da Umbanda, na clara intenção que quebrar o estigma que há entre os que desconhecem os nuances destas religiões. “Afinal, na medida em que se conhece algo, perde o preconceito, acredito”, opina Guy Veloso.

Verger (1901-1996), nascido na França, viveu grande parte de sua vida em Salvador-Bahia. Desenvolveu um dos mais conceituados acervos imagéticos sobre o país, em especial da cultura afro-brasileira – na qual era adepto. Foi também antropólogo, etnólogo e escritor. Já Veloso (1969), vive e trabalha em Belém-PA, expôs na 29ª Bienal de São Paulo (a chamada Bienal da Retomada) e tem como ênfase a religiosidade brasileira.

Serviço:
Entre dois mundos: Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso.
Curadoria Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.
Até 09 de dezembro de 2014.
Museu Casa das 11 Janelas, Belém-PA. Rua Siqueira Mendes, s/n, Centro Histórico.
De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 14h.
Sites: www.pierreverger.org e www.guyveloso.com






Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot