link estudio

Uma gigafoto de outro mundo, Marte em 360°.

Fotografia  de 1,3 bilhões de pixels feita pela NASA mostra  uma panorâmica de Marte em 360°.


Várias cidades do mundo já foram registradas com fotografias panorâmicas gigantes, como você pode ler no aqui no blog, desta vez a panorâmica gigante vem de outro mundo, uma panorâmica da superfície de Marte.

O robô Curiosity tirou mais de 900 fotografias que foram compiladas pela agência espacial norte-americana, o resultado é uma panorâmica do planeta vermelho com 1,3 mil milhões de pixels, são 360º de pó e rochas.

Esta versão disponível no site da NASA é uma versão reduzida para melhor visualização nos navegadores de internet. A imagem foi produzida através da combinação de imagens das 3 câmeras da sonda Curiosity feitas em vários dias diferentes, entre 05 de outubro e 16 de novembro de 2012.

Esta primeira imagem gigapixel  da NASA produzida a partir da superfície de Marte é um mosaico usando 850 quadros da câmera teleobjetiva do mastro de  instrumentos da Curiosity, suplementado com 21 quadros de câmera de grande angular do Mastcam e 25 quadros em preto-e-branco - principalmente da própria sonda - da câmara de navegação. Foi produzido pela Multiple-Missão Laboratório de Processamento de Imagem (MIPL) no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia

Navegue pela imagem panorâmica aqui.

Leia o texto original Liberado com imagem aqui.

Fonte: NASA
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário