link estudio

Exposição: Ralph Gibson & Larry Clark - Amizade, fotos e filmes.

O MIS-SP inaugura mostra que celebra a longa amizade e o companheirismo profissional de dois dos maiores fotógrafos americanos da contemporaneidade.



Com curadoria de Nessia Leonzini, a mostra é composta pelos vídeos mais contundentes da obra de Larry Clark, e traz um panorama completo da carreira artística de Ralph Gibson, a mostra traça um interessante paralelo entre a produção audiovisual e fotográfica dos anos 1960 aos anos 2000. Entre tantos nus esteticamente poéticos e fotos de sensualidade exuberante, o perfil minimalista e surrealista de Ralph estará em plena sintonia com a exploração da realidade juvenil, violenta e pungente que Larry retrata com maestria.

A mostra se completa com uma programação paralela que incluirá a exibição de todos os longas-metragens produzidos, roteirizados ou dirigidos por Larry Clark.

A curadora brasileira, radicada em Nova York, e o fotógrafo Ralph Gibson participam de um bate-papo com o público no Auditório MIS no dia 27 de junho, às 19h.

Sobre os artistas
Em mais de 40 anos de carreira, o fotógrafo Ralph Gibson mescla os estilos minimalista e surrealista em sua produção, sempre trabalhando em preto-e-branco e frequentemente retratando o erotismo. Tem mais de 30 livros publicados e 15 prêmios internacionais de fotografia, incluindo Leica Medal of Excellence Award (1988), "150 Years of Photography" Award, Photographic Society of Japan (1989) e Grande Medaille de la Ville d'Arles (1994).

Larry Clark, que em toda sua obra reflete a aspectos ligados à violência, sexo e drogas, tornou-se inicialmente reconhecido com o livro-documentário Tulsa (1971), que traz imagens do próprio artista e seus amigos usando drogas. Já seu interesse pelo cinema surgiu em 1993, após dirigir o videoclipe Solitary Man, de Chris Isaak. Sua estreia como diretor de cinema aconteceu em 1995, com Kids, filme controverso que manteve sua estética baseada na violência - e que ganhou prêmios como a Palma de Ouro em Cannes. Seu último filme, Marfa Girl, venceu o Festival de Roma em 2012.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
 De 27 de jun a 25 de ago de 2013
terças a sextas, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20h
Abertura: 27 de junho, 19h30
exposições 1º andar 
R$ 6 | R$ 3 (meia)

Fonte: MIS
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário