link estudio

Coleção PIRELLI/MASP de Fotografia - 19 Edição




Edição 2012 marca os 21 anos da Mostra e apresenta dez fotógrafos que se tornaram  ícones da fotografia brasileira.

LOVE YOU -Miguel Rio Branco-1998.

Concebida em 1990 e com sua primeira versão realizada em 1991, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia completa 21 anos com a exibição de cem obras de dez fotógrafos que fizeram história na arte contemporânea brasileira dos últimos 60 anos. Mais longa parceria entre um museu e uma empresa patrocinadora, a Coleção Pirelli/MASP apresenta agora alguns de seus maiores expoentes, artistas que representam caminhos distintos da fotografia no Brasil: Alécio de Andrade, Claudia Andujar, Geraldo De Barros, Mario Cravo Neto, Marcel Gautherot, José Medeiros, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e Pierre Verger.

Ao todo, 70 obras foram pinçadas do acervo de mais de 1100 trabalhos adquiridos pelo museu nestas duas décadas, obras que recebem a companhia de outras 30 novas, adquiridas especialmente compor esta 19ª edição, que abre ao público no dia 29 de fevereiro, no 1º andar do MASP. “Estas obras representam bem o trabalho destes artistas que se tornaram marco na fotografia no país”, aponta o curador do MASP Teixeira Coelho.

Para o Conselho Curador da Mostra, formado por Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Mário Cohen e João Musa, esta primeira proposta pretende se estender por mais edições para incluir outros ícones da fotografia brasileira além dos dez nomes selecionados para atual exposição.


A Coleção

Em 1990 teve início o projeto conjunto do MASP e da Pirelli, empresa de tradicional afinidade com a fotografia. Desde então, a Coleção tem buscado construir de forma sistemática um painel representativo da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50. O conjunto de obras tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também resgatar a memória de fotógrafos que foram importantes  para a história da fotografia no Brasil. O resultado é uma coleção comprometida em contribuir para a formação de referências culturais em torno da fotografia nacional, construindo um pensamento crítico sobre a imagem na contemporaneidade.

Web

A Coleção pode ser acessada em sua totalidade no endereço http://www.colecaopirellimasp.art.br. No site é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.





Coleção Pirelli/MASP de Fotografia – 19ª Edição
De 29 de fevereiro a 6 de maio de 2012, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar do MASP.
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Telefone (55 - 11) 3251-5644 / Fax (55 - 11) 3284-0574
Próximo à estação do metrô Trianon-MASP
Horários:
De terça a domingo: das 11h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)
Quinta-feira: das 11h às 20h (bilheteria até 19h30).
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário