link estudio

Kodak cada vez mais perto da falência.

A empresa que já foi sinônimo de fotografia em situação cada vez mais complicada.

Uma ideia que revolucionou a história e popularizou a fotografia.

"Aperte o botão e nós fazemos o resto" com esta frase e suas câmeras e filmes George Eastman revolucionou a história e popularizou a  fotografia, sua marca Kodak se tornou uma das mais conhecidas do mundo.

Pois bem, agora a empresa por ele fundada esta afundando, desde a chegada ao mercado das câmeras digitais, processo no qual a Kodak também foi atuante, a empresa viu seu reinado com filmes e cópias desmoronar ao poucos e não conseguiu emplacar produtos digitais de sucesso.

1ª câmera digital reflex a ser vendida, um parceria Kodak-Nikon.


Agora a Eastman Kodak Co. está se preparando para apresentar pedido de concordata nas próximas semanas caso os esforços para vender uma coleção de patentes digitais não derem resultado, disseram pessoas a par do assunto.

A combalida empresa americana que é um ícone do setor de fotografia e emprega cerca de 19.000 pessoas, está em negociações com potenciais credores para cerca de US $ 1 bilhão em financiamento que iria mantê-la à tona durante o processo de recuperação judicial, disseram as pessoas. O pedido de concordata poderia ocorrer ainda este mês ou início de fevereiro, disse uma das pessoas.

Evolução do logo Kodak.

Um porta-voz da Kodak disse que a empresa "não comenta rumores ou especulação de mercado".

Caso a Kodak deve entre em concordata, a empresa tentaria, então, vender sua carteira de 1.100 patentes por meio de um leilão com supervisão judicial, disseram as pessoas a par do assunto. A Kodak vai continuar a pagar as suas contas e operar normalmente enquanto estiver sob proteção judicial, disseram as pessoas.

A Kodak ainda está fazendo um último esforço para vender as patentes, o que o pedido de proteção judicial, disse uma das pessoas. Mas a empresa de 131 anos já começou a fazer preparativos para um pedido de concordata se esses esforços não se concretizarem.

A Kodak alertou em documentos apresentados à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos em novembro que vai ficar sem dinheiro para financiar suas operações, a menos que venda as patentes ou seja capaz de emprestar mais dinheiro. Recentemente, três membros do conselho deixaram a administração da empresa.

Na terça-feira, a Kodak revelou que a Bolsa de Valores de Nova York advertiu que a ação da empresa poderia ser retirada de sua lista de negociação caso não dê sinais de recuperação nos próximos seis meses.

Fonte: The Wall Street Journal
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. É uma pena!
    Lembro de todo cuidado que tinha
    Na colocação do filme na maquina...

    ResponderExcluir