link estudio

A restauração fotográfica e emoção.

Restauração de imagens traz de volta a vida.


O trabalho de restauração de fotografias sempre foi difícil e minucioso, mesmo com a tecnologia digital facilitando este trabalho através dos softwares de edição, continua sendo assim e quem já se aventurou a restaurar uma imagem sabe disso.

Mas este trabalho pode ser muito gratificante, pois além de dar nova vida a imagem fotográfica, pode também resgatar o momento registrado na imagem e emocionar as pessoas.

Minha experiência com restaurações de imagens não é tão grande assim, mas me trouxe emoção e um momento marcante.

Voltava das férias e, ainda com as malas nas mãos, fui abordado no portão pelo pai de uma vizinha, um senhor aposentado com cerca de 80 anos, com seu jeito simples abria a carteira e retirava uma pequena fotografia me perguntando: "Me falaram que você trabalha com fotografia, dá para fazer uma foto grande desta aqui?"

Quando olhei a foto vi a imagem de um garoto entre sua mãe e seu pai, em um imagem pequena (6x8cm), com marcas de dobra, um risco e meio apagada.

Então ele me contou que o garoto da foto era ele com seus pais que já se foram, e que já quase não conseguia ver a imagem da foto, neste momento percebi que sua voz já não tinha a mesma firmeza, começando a se emocionar com as lembranças.

Fiquei com a fotografia, com a promessa de devolve-la em alguns dias.

Então iniciei o trabalho de restauração, escanear, tratar com Photoshop, e enviar o arquivo para impressão em tamanho 15x21cm.

Dias depois o reencontrei e fui lhe devolver sua tão valisa fotografia.

Ao abrir o envelope ele me agradeceu com seu jeito simples, mas pude notar que ao ver a fotografia em tamanho maior, conseguindo novamente visualizar aquela imagem, seu olhos se enchiam de água.

Imaginei que naquele momento em que visualizava novamente a fotografia de sua infância entre seus pais ele tenha realizado uma pequena vigem no tempo, revivendo seus momentos felizes junto a eles.

Um momento breve, que ele tentou ocultar saindo rapidamente, mas que novamente me mostrou que uma fotografia não é apenas uma pedaço de papel, mas um pedaço de papel que guarda um pedaço de vida.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Parabens meu amigo gostei da historia que contou e ja presenciei coisas assim pois sou web designer e designer grafico fora que gosto muito tambem desta arte de restaurar fotografias!

    ResponderExcluir
  2. Parabens meu amigo gostei da historia que contou e ja presenciei coisas assim pois sou web designer e designer grafico fora que gosto muito tambem desta arte de restaurar fotografias!

    ResponderExcluir