link estudio

Fotógrafo Italiano ministra Curso de Foto Reportagem.

Pela 1ª vez no IIF o Fotógrafo Italiano Christian Piana prepara os alunos para a postura crítica esperada no mercado de Editoriais Documentativos.

Foto: Christian Piana.

Dia 13 de Outubro o Fotógrafo Italiano Christian Piana chega pela primeira vez ao Instituto Internacional de Fotografia para ministrar o Curso deFoto Reportagem a uma turma exclusiva de 15 interessados em Fotografia Documental.

Em entrevista ao IIF o profissional Italiano esclareceu pontos importantíssimos referentes ao programa, às práticas e às perspectivas que se abrem para quem se especializa em uma área como estas.

Muitos amantes de Fotografia buscam cursos técnicos a fim de especializarem-se no Mercado Fotográfico, poucos, contudo, lembram-se de que o ramo fotográfico é vasto demais, e muitas vezes um bom curso de Fotografia Documental, por exemplo, poderá inserí-lo dentro de um mercado de trabalho de forma bastante eficaz. O que queremos dizer com isto?

De acordo com Christian Piana o curso de Foto Reportagem pretende transmitir, praticar e conduzir os alunos à construção de uma Linguagem Visual, ou seja, capacitar os aspirantes para que, através das aulas e das técnicas apreendidas em classe, possam aguçar seu olhar crítico e a partir disso estruturar suas linguagens fotográficas aperfeiçoando-se para o que os Jornais e Revistas esperam de um fotógrafo.

Piana bate na tecla de que a Fotografia tem o poder de registrar a linguagem documental de situações, é por isso que o estudo e o treino são tão imprescindíveis. O encontro de aulas teóricas e práticas são um conjunto perfeito, principalmente para os futuros profissionais de Editoriais impressos documentativos que exigem essa postura de um profissional.

Agora imaginem, se o olhar de um Italiano, há seis anos no Brasil, diante do povo e da cultura brasileira é capaz de registrar fotos tão profundas e impactantes, imaginem o olhar de um nativo retratando sua própria terra.(Confiram galeria de imagens).

O curso será dividido em duas fases. Na fase 1 os alunos passarão por Aulas Teóricas de Fotografia, Iluminação, Composição, Simbologia e Linguagem Fotográfica. Na fase 2 praticarão em saídas fotográficas e escolherão o tema a que farão a construção de suas próprias reportagens.

Leia a ficha técnica do curso aqui



Christian Piana é formado pelo IED (Istituto Europeo di Design) de Roma em 2002 e possui especialização em Foto Reportagem, principalmente na produção de Foto Reportagens Humanitárias. Trabalhou na Bósnia Herzegovina, Kosovo, Peru, Bolívia, Venezuela e agora no Brasil. Suas reportagens compõem os principais periódicos Italianos como “Lo Donna” e “Il Venerdi”. Desde 2005 se dedica a passar o que aprender para alunos que desejam inspirar-se com seus passos. É autor do livro “Il Tempo Del Silenzio”.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário