link estudio

A próxima revolução da fotografia.

Nova fabricante promete câmeras capazes de modificar o foco de uma imagem mesmo depois de fotografadas.



Foco depois de fotografar, um dos recursos prometidos. Click para testar.

Baseada no Vale do Silício, a Lytro é uma empresa estreante que quer “revolucionar a indústria” colocando no mercado suas Light Field Cameras (também conhecidas como Câmeras Plenópticas, ou câmeras de campo luminoso) ainda neste ano.

O pesquisador Ren Ng, CEO e Fundador da Lytro, oriundo da universidade Stanford, baseou sua tese de doutorado em trabalhos sobre técnicas de captura de imagens plenópticas, que são a base para o desenvolvimento das novas câmeras.–"Esta é a próxima grande evolução da câmera", disse Dr. Ren Ng. "A passagem da película para o digital foi extraordinária e abriu o fotografar para um público muito maior. Lytro está introduzindo Camera 3.0, um avanço que permite você fotografar o tempo todo e nunca mais perder um momento. Agora você pode fotografar de uma vez e focar mais tarde para obter a foto perfeita. "

O projeto é baseado no conceito de campo luminoso, ou seja, a quantidade de luz que viajam em todas as direções através de cada ponto do espaço - todos os raios de luz em uma cena; câmeras convencionais não podem gravar o campo de luz. O campo luminoso total define como uma cena aparece, a partir do primeiro plano para o fundo e tudo mais. Ao contrário das câmeras convencionais, que só pode gravar uma cena em duas dimensões, câmeras de campo luminoso podem capturar toda a luz viajando em todas as direções através de uma cena em quatro dimensões, capturando a cor, intensidade e direção de cada raio de luz que compõe a imagem, em vez da imagem como um todo, permitindo assim, uma foto que pode ser manipulada após a captura de maneiras que não é possível com a edição de software, como alteração do foco mesmo depois que a foto tenha sido feita.

Além da alteração do foco, há a promessa de que se possa capturar imagens com maiores velocidades e menor quantidade de luz, já que muitos parâmetros serão processados via um poderoso software de algoritmos sofisticados que substituirá muitas das peças internas de câmeras regulares, o que pode desencadear o desenvolvimento de novas formas de fazer e ver as imagens.

O projeto é ambicioso e irá ao menos movimentar o mundo da fotografia digital, só o tempo dirá se esta prometida revolução ocorrerá de fato, ou este se tornará apenas mais um objeto curioso da nossa era de excessos de tecnologia.

Enquanto esperamos por mais novidades, podemos ver uma galeria de imagens da Lytro com sua nova tecnologia.

Click na área da imagem onde quer focar:



Fontes: PC World, Techtudo, DigitalPhotographer BrasilLytro
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :