link estudio

Fotógrafas, atletas e o mercado de livros.

Encerramos o mês das mulheres, mas não podíamos deixar de prestar uma homenagem.

Nossa amiga Salete Santos colabora conosco com mais um texto, onde comenta sobre dois livros aparentemente paracidos, um da fotógrafa americana Annie Leibovitz e outro da brasileira Cláudia Jaguaribe, ambos com belas imagens de atletas, mas com uma boa diferença: o mercado editorial dos dois países.

"O mercado de livros ‘Made in Brazil’

Dia desses numa das minhas aventuras por um sebo da cidade, encontrei um livro que me interessou e que eu ainda não conhecia: ‘Atletas do Brasil’, da fotógrafa Cláudia Jaguaribe.
Ao folhear suas páginas, notei que as imagens remetiam ao ‘Olympic Portrait’, da famosa fotógrafa americana Annie Leibovitz, que eu havia ganhado há alguns anos atrás e ambos se referiam aos atletas que participariam das Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

Comprei o livro, e ao ler o texto introdutório, comecei a refletir sobre uma série de questões, pois nele Leão Serva conta como e porque a Cláudia decidiu fazer o livro, que é todo em preto e branco, assim como o da Annie, e técnicamente tão bem feito quanto, dadas as dificuldades vividas pela brasileira, como prazo curto (ela fazia as imagens também para o jornal Folha de S. Paulo), visto que as fotos começaram a ser feitas meses antes do início das Olimpíadas, enquanto Annie começou a fotografar 3 anos antes para seu projeto.

Daí veio minha decepção, ao ver que o livro de Annie ficou pronto um mês antes do início dos jogos, enquanto o projeto de Claudia só foi concretizado em 1999, e o que seria o livro dos atletas de Atlanta, chegou pouco antes da Olimpíada de Sydney, em 2000.

É triste constatar que, em nosso país, o incentivo à cultura, assim como ao esporte ainda caminha a passos lentos.

Mesmo com várias leis de incentivo, são poucos os investimentos em publicações e quando estas se concretizam são vendidas a um custo não muito acessível à grande maioria da população.

Fico imaginando quantos fotógrafos devem ter projetos interessantes engavetados sonhando, um dia quem sabe, numa publicação e reconhecimento."

- Olympic Portratis – Annie Leibovitz, Bulfinch Press, 1996

Capa: Olympic Portratis.

Zach Conrad by Annie L
Sara Vladic by Annie L.

Michael Johnson by Annie L.

- Atletas do Brasil – Claudia Jaguaribe, Ed. Sextante, 1999

Capa: Atletas do Brasil.
Juliana Veloso by Claudia J.

Doda by Claudia J.

Claudio Novaes by Claudia J.

Salete Santos iniciou-se na fotografia em 1993, como um hobby, atuando posteriormente como fotojornalista. Decidiu estudar um pouco mais e ingressou no Bacharelado em Fotografia da Faculdade Senac e em seguida pós graduou-se em Criação Visual e Multimídia, pela Universidade São Judas. Atualmente atua numa universidade e desenvolve projetos pessoais.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário