link estudio

Presente fotográfico no aniversário de Sampa.



Na ultima segunda feira, 25 de Janeiro, a cidade de São Paulo comemorou mais um aniversário de sua fundação, um data muito festejada e que trás memorias de outras destas comemorações.
No ano passado aqui no blog (leia aqui) falei da exposição Paulistanos da Paulista, da qual participei e foi inaugurada no aniversário da cidade em 2003.

Neste ano, pouco antes da data, outro projeto ressurgiu, o projeto Foto São Paulo-uma jornada cívica e fotográfica pela recuperação do centro de São Paulo.

Há poucos dias recebi mensagem do Estúdio Madalena falando sobre a digitalização de seus arquivos e o primeiro a ser digitalizado foi justamente o Foto São Paulo, um projeto realizado em 2001 e exposto em 2002, cuja exposição foi aberta no dia do aniversário da cidade.

O projeto constituiu a maior reunião de pessoas com câmeras fotográficas que já vi, eu estava no meio das cerca de 2,5 mil pessoas que fotografaram o centro da cidade num fim de semana nublado de Setembro de 2001.

Estive em um dos grupos monitorados do projeto, que possuía grupos assim ou livres, coordenado pelo fotografo Eduardo Muylaert, fotografamos o largo São Francisco e a Faculdade de Direito e, depois de dois dias fotografando o lugar, o Eduardo nos disponibilizou seu estúdio, para que pudéssemos nos reunir e fazer uma edição coletiva das imagens do nosso grupo, foi uma ótima experiência que fez parte de minha formação como fotógrafo.

A exposição contou com mais de 1500 fotografias, dentre estas duas minhas o que enriqueceu ainda mais aquela experiência e marcou aquele 25 de Janeiro de 2002.

O projeto, agora com um registro digital disponível, marca um momento na cidade de São Paulo, um registro de um fim de semana no inicio do milenio de uma das maiores metrópoles do mundo, marca também um momento da fotografia brasileira e de todos que participaram do projeto.

Parabêns ao pessoal do Estúdio Madalena por preservar e resgatar este momento, um verdadeiro presente para todos nós e para a cidade.

E parabêns para esta louca metrópole !

Leia mais sobre o projeto Foto São Paulo.

Mão.- Lg. São Francisco- SP 2001 - Foto: Márcio Neves.

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário