link estudio

Henri Cartier-Bresson.



"Tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz. É organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado. É pôr numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração".
Henri Cartier-Bresson.

Assim definia Bresson o ato de fotografar. Definição que pode ser melhor compreendida na visita à maior mostra de seu trabalho já feita no país.

A mostra é composta por 133 fotografias pertencentes ao acervo da Agência Magnum, fundada por Cartier-Bresson em 1947.

Além das fotografias de Bresson, filmes fazem parte da mostra, entre eles "A Aventura Moderna: Henri Cartier-Bresson", de Roger Kahane, que mostra uma entrevista de 29 minutos, intercalada com imagens de suas principais obras.

Nos vídeos, além de seu trabalho, conhecemos um pouco da personalidade de Breson, nos comentários de uma ex-aluna, Érica Brandão: "...me encantei pela pessoa que ele demonstrava ser, humorado, feliz, articulado, inteligente, e de um olhar muito doce,..."

Há também a mostra Bressonianas, composta pela seleção de 42 imagens de sete fotógrafos brasileiros que têm em suas obras a influência de Bresson, entre eles: Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Carlos Moreira, Orlando Azevedo, Juan Esteves, Marcelo Buainain e Tuca Vieira.

Em resumo, reserve um dia em sua agenda, pois o evento é indipensavel a todos que admiram fotografias e obrigatório a todos fotógrafos.

Henri Cartier-Bresson
De 17/09 a 20/12.
Terça a sexta, das 10h30 às 21h30.;
sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
SESC - Pinheiros
rua Paes Leme, 195 Pinheiros São Paulo - SP
mapa de localização

GALERIA DE FOTOS EXCLUSIVAS-SESC

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário