link estudio

A Photo Image Brazil e as mudanças pelo tempo.

Tenho visitado a Photo Image Brazil há vários anos, e esta visita fez pensar nas mudanças que vêem ocorrendo neste tempo.

Marcas tradicionais do setor vêem perdendo espaço enquanto outras que não faziam parte do universo da fotografia estão crescendo continuamente.

Lembrei de uma edição, aproximadamente 7 anos atrás, onde acompanhado de dois amigos, também ex-alunos do Senac-Osasco, analisávamos a abertura de um estúdio ou laboratório.

Ainda víamos na feira filmes, papéis, químicos, etc. E algumas das estrelas da feira eram os grandes, e caros, muito caros, minilabs digitais, como o Frontier da Fuji.

O projeto não foi adiante, pois o investimento para o que pretendíamos estava muito alem de nossas possibilidades.

Hoje o panorama mudou bastante, será que agora seria possível?

Photoshop e grandes impressoras substituíram o laboratório tradicional, sensores e cartões de memória substituíram os filmes, enfim, muitas mudanças.

Foi bem simbólico ver este ano o estande da Kodak no fundo da feira, como um dos últimos a ser visitado, e em tamanho bem reduzido com relação há outros tempos.

No sentido oposto, marcas tradicionalmente voltadas aos equipamentos eletrônicos, como Sony, Samsung, Panasonic, etc.; agora aumentam seu espaço a cada ano, deixando clara esta mudança.

Outro setor que vêem ampliando cada vez mais seu espaço são as empresas que lidam com produtos como álbuns, encadernações e os chamados fotoprodutos.

A fotografia em si, cópia em papel, não é mais um produto atrativo e ofertado ao consumidor, pois este tem acesso à imagem em seu monitor, a imagem transformada em objeto vem sendo o foco do setor.

Neste tempo, relativamente curto perto da história centenária da fotografia, realmente muita coisa mudou; mas sempre permanece intacto o amor pela fotografia, sua capacidade de emocionar e guardar um pedaço de vida, independente do meio e da tecnologia que utilizamos.


Estande da Kodak, no fundo da feira e menor.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário