link estudio

As câmeras do World Press Photo 2021

O domínio das câmeras reflex, e da marca Canon, continua entre os fotojornalistas premiados nesta edição.




Anualmente , após os anúncios dos vencedores do World Press Photo, o site espanhol Photolari faz o levantamento das câmeras utilizadas nas fotografias premiadas, revisando detalhadamente a lista de vencedores para descobrir com quais câmeras eles trabalham, ver quais são os modelos mais usados.

O assunto sempre causa alguma polemica entre os fotógrafos, afinal quem faz a fotografia, quem é reconhecido com o premio, não é a câmera, mas sim o profissional por trás dela. Porém, como todo aficionado por fotografia gosta sim de equipamentos, é uma curiosidade que pode nos demonstrar algumas tendências nos usos destes equipamento.

Canon vence




E neste 2021, para dizer a verdade, pouca evolução porque as SLRs ainda são a maioria em relação às câmeras sem espelho, que não param de crescer mas ainda são minoria entre esses profissionais. A Canon também é mais uma vez a marca mais usada (com a 5D Mark III e a Mark IV como as câmeras mais comuns), seguida pela Nikon.

Dos 46 trabalhos para os quais há dados (45 e um empate em uma das reportagens com várias fotos), 15 são feitos com câmeras Canon e 10 com câmeras Nikon.

Mads Nissen, autor da foto do ano, trabalha com uma Canon EOS 5D Mark III, enquanto Antonio Faccilongo, o fotógrafo que assina a escolhida como melhor reportagem do ano, o faz com uma veterana Fujifilm X-T1.

Outro clássico que se repete: no mundo real, os profissionais não usam as câmeras mais modernas do mercado, mas tentam amortizar seus equipamentos por muitos anos.

A discreta presença da Sony (6 câmeras) nas mochilas dos vencedores do concurso também surpreende, apesar do boom comercial da empresa. Curiosamente, a Leica com 5 câmeras está muito perto de se tornar a terceira marca mais usada. A nova Panasonic Lumix S5 também faz parte desta lista de câmeras em particular.

Em relação ao formato, os dados são bastante devastadores neste ano: 36 dispositivos com sensores de 35mm em comparação com apenas 2 câmeras APS-C. O mesmo que os equipamentos de médio formato, ambos da Fujifilm.




Drones, celulares e filmes

Como sempre, para realizar o cálculo  são revisados os metadados das imagens vencedoras e o segundo e terceiro lugares em cada categoria. Em alguns casos são dados que a própria organização oferece, outros tiveram que buscar essa informação no JPEG.

Além de alguns drones DJI Mavic 2 Pro, os celulares também surgem discretamente no World Press Photo 2021. Não é a primeira vez que isso acontece, embora seja verdade que não acontece há anos.

A outra categoria inclui câmeras compactas, drones, celulares, filmes e trabalhos sem dados.
Zishaan A Latif ganhou um terceiro prêmio na categoria "Eventos Contemporâneos" de histórias usando um iPhone 6s para retratar a devastação após os tumultos em Delhi em março de 2020.

Nesta mesma seção, Vaghinak Ghazaryan obteve o terceiro lugar em foto individual para uma imagem de um soldado no conflito de Nagorno-Karabakh tirada com um Xiaomi Mi8.


Fonte: Photolari
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário