quarta-feira, 4 de março de 2020

Documentário: "Fotografação".

Documentário fala da fotografia clássica brasileira em tempos de digital.


"Fotografação" é um documentário sobre momentos marcantes da História da Fotografia Brasileira, construído através do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O filme focaliza a representação do País no trabalho de diversos fotógrafos e também reflete sobre o impacto da fotografia digital na sociedade contemporânea.

Lauro, que atuou como diretor de fotografia em filmes de Leon Hirszman, Cacá Diegues e Hector Babenco, entre muitos outros, no documentário se propõe a contar a história da fotografia no Brasil e a fazer um mergulho nas imagens que ajudaram a moldar a arte e o País.

"Uma coisa que me marcou muito foi ver o encantamento de famílias com exposições de fotos clássicas brasileiras. Percebi que seria lindo fazer um filme com aquelas imagens, para que elas circulassem mais amplamente e de maneira mais imersiva, nos cinemas", afirma Escorel.

O diretor apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no Brasil, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta, passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade e detém-se nos principais praticantes da fotografia moderna: Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot e Pierre Verger.

O documentário também se vale de algumas imagens de filmes brasileiros, em que Escorel participou como diretor de fotografia, para apresentar a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros, para então chegar aos dias de hoje, no qual observa os resultados da atual proliferação da imagem digital.

“Fotografar agora parece estar ligado a se mostrar, postar na rede e talvez lembrar. Não é mais sobre a imagem, sobre a ideia de captar um momento único, um quadro, uma composição”.

Diante deste quadro o cineasta se pergunta: “Como seremos lembrados por meio destas fotografias no futuro?”.

Assista ao trailer do documentário:




FICHA TÉCNICA


Direção: Lauro Escorel
Idioma: Português
Gênero
: Documentário
Ano: 2019
Duração: 76 min
País: Brasil
Classificação: livre
Estréia: 05 de março 2020



Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Alem do Olhar - Fotografia. - Powered by Blogger - Traduzido Por: - Templates Para Blogspot