link estudio

Fotógrafos Brasileiros expõem no México.

  Fotógrafos Brasileiros e Mexicanos juntos em uma exposição sobre a festa do dia dos Mortos.

Sandra Carrillo

Dia do Mortos em Oaxaca, México é uma exposição coletiva com: Eduardo Sandeville; Ojo Trés; Sandra Carrillo e Sérgio Silveira. Com curadoria de Guadalupe Salgado, uma das artistas mexicanas que tem chamado a atenção pela forma como integra culturas.


A exposição une 3 fotógrafos brasileiros e um coletivo mexicano e abrirá ao público dia 14 de Fevereiro em uma galeria em local inusitado, dentro de um Mercado Público, em Oaxaca, uma das cidades mais vibrantes do México.


Espacio Lalitho, é uma galeria especializada em arte contemporânea e fica dentro da Central de Abastos e abrigará obras dos fotógrafos brasileiros: Eduardo Sandeville; Sandra Carrillo e Sérgio Silveira estiveram em Oaxaca no último feriado do dia dos Mortos, em Outubro de 2019, juntos em uma expedição fotográfica comandada pelo experiente Érico Hiller. Suas fotos serão vistas junto com as do coletivo Ojo Tres, de Oaxaca. 


Nesta mostra será possível verificar dois pontos de vista sobre a mesma festa: de quem vem de fora e vê, nos festejos, uma novidade e por artistas que nasceram e foram criados em Oaxaca, vendo todos os anos as celebrações.


Do lado brasileiro a viagem marcou a vida destes apaixonados pela fotografia, para Sandra, “O México é inteiro fantástico e no dia dos mortos se torna mágico”.


Festas populares e locais exóticos estão sempre entre os desejos dos fotógrafos. Conhecer a cultura local é motivador, como comenta Sérgio, “A viagem começa antes de você chegar ao México, as pesquisas que fiz sobre a festa me deixou muito animado. Quando cheguei no aeroporto encontrei muitos sinais de como eles comemoram o dia dos mortos, muitas cores, mas foi quando chegamos a Oaxaca que mergulhei na cultura local. É um país maravilhoso”.

Eduardo Sandeville 

Outro participante da exposição, Eduardo, comenta qual rico foi a experiência, “Para mim, uma das mais impressionantes manifestações culturais que tive oportunidade de presenciar. Mistura única de cores, sabores e sons, impossível ficar indiferente ao reencontro cíclico de um povo com seus antepassados e tradições, que ainda se preservam em que pese o caráter também turístico que a festividade assume. experiência magnífica e marcante“.

A ideia de fazer uma exposição sobre o tema veio do produtor Renato Negrão, que passou 30 dias na cidade, em uma residência artística, em setembro de 2019 e conheceu o trabalho de muitos artistas locais e fotógrafos. Conectar brasileiros com profissionais de outras culturas é um dos compromissos de Negrão.

Exposição: Dia do Mortos em Oaxaca

Data: 14 a 26 de Fevereiro de 2020
Local: Espacio Lalitho, Central de Abastos, pasillo de contingencias #157
Visitação: 10AM - 6PM

Sérgio Silveira

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários :