link estudio

World Press Photo 2019

 A World Press Photo Foundation anunciou os vencedores de seu Concurso Mundial de 2019.

World Press Photo do Ano
Menina chorando na fronteira
John Moore, Estados Unidos, Getty Images


Desde 1955, o World Press Photo Contest reconheceu os fotógrafos profissionais das melhores fotos que contribuíram para o ano passado do jornalismo visual. Este ano, para colocar em evidência as matérias que importam, apresentamos  três grandes novos prêmios para as disputas de 2019. A par da World Press Photo do Ano,  premiaram também a História do Ano da World Press, a World Press Photo Interactive do Ano e o Vídeo Online do Ano da World Press Photo.

A World Press Photo do Ano homenageia o fotógrafo cuja criatividade e habilidades visuais criaram uma imagem que captura ou representa um evento ou assunto de grande importância jornalística naquele ano.


Veja todas as imagens vencedoras do World Press Photo Contest 2019

Veja todas as produções vencedoras do Concurso Digital Storytelling 2019


A imagem vencedora mostra a criança hondurenha Yanela Sanchez chorando quando ela e sua mãe, Sandra Sanchez, são levadas sob custódia pelas autoridades de fronteira dos EUA em McAllen, Texas, EUA, em 12 de junho de 2018. Depois que a foto foi publicada mundialmente, US Customs and Border Protection confirmou que Yanela e sua mãe não estavam entre os milhares que haviam sido separados por autoridades dos EUA. No entanto, o clamor público sobre a prática polêmica resultou no presidente Donald Trump revertendo a política em 20 de junho.

John Moore, vencedor do prêmio World Photo Photo of the Year: “ Eu acho que essa imagem tocou o coração de muitas pessoas, assim como a minha, porque humaniza uma história maior. Quando você vê o rosto de Yanela, e ela tem mais de dois anos agora, você realmente vê a humanidade e o medo de fazer uma longa jornada e cruzar uma fronteira na calada da noite. "

John Moore é fotógrafo sênior da equipe e correspondente especial da Getty Images. Ele fotografou em 65 países em seis continentes e foi publicado internacionalmente por 17 anos. Desde que retornou aos EUA em 2008, ele se concentrou em questões de imigração e fronteiras.




World Press Photo História do Ano
A Caravana Migrante
Pieter Ten Hoopen, Holanda / Suécia, Agence VU / Civil Act

O novo prêmio da World Press Photo História do Ano homenageia o fotógrafo cuja criatividade e habilidades visuais produziram uma história com excelente edição e sequenciamento que captura ou representa um evento ou assunto de grande importância jornalística em 2018.

A série vencedora documenta a maior caravana de migrantes na memória recente, com cerca de 7.000 viajantes, incluindo pelo menos 2.300 crianças, de acordo com agências da ONU. A caravana, montada através de uma campanha de mídia social de base, deixou San Pedro Sula, Honduras, em 12 de outubro, e quando a notícia se espalhou atraiu pessoas da Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

Pieter van Hoopen, indicado ao World Story Photo do Ano: “ Eu queria cobrir o que significa estar no caminho para uma nova vida - ou o que as pessoas esperam para se tornar uma nova vida. Eu queria me concentrar nos aspectos humanos, nas relações entre as pessoas e como elas lidam com isso. "

Pieter Ten Hoopen é membro da Agência VU em Paris, bem como fundador da empresa Civil Act, em Estocolmo, Suécia. Pieter trabalhou com consequências da guerra e da crise humanitária desde 2004.

O prêmio Interactive World of the Year da Press World celebra a produção que cria uma narrativa interativa envolvente por meio de edição e design habilidosos e sinergia efetiva de forma e conteúdo.

The Last Generation , traz o público para a vida de três crianças das Ilhas Marshall, que enfrentam a perda não apenas de suas casas, mas de toda a nação para o aumento dos mares. Através de momentos íntimos e histórias convincentes, os jovens protagonistas do filme nos atraem para a importância e urgência do que está em jogo. Saiba mais sobre a produção aqui .
Prêmios

Nomeados em cada categoria são convidados para o World Press Photo Festival em Amsterdã. Um representante de cada uma das produções indicadas tem suas viagens e hospedagem pagas pela World Press Photo Foundation. Os vencedores de cada categoria recebem um diploma e um Golden Eye Award, apresentados durante o Show Awards. Os projetos premiados são reunidos em uma exposição que viaja para locais selecionados.



Sobre o World Press Photo Foundation


A World Press Photo Foundation acredita no poder de mostrar e na importância de ver histórias visuais de alta qualidade.

Somos uma plataforma global que conecta profissionais e audiências por meio de jornalismo visual confiável e narração de histórias, fundada em 1955, quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso (“World Press Photo”) para expor seu trabalho a um público internacional.

Desde então, o concurso tornou-se o concurso de fotografia de maior prestígio do mundo e, através do nosso bem-sucedido programa de exposições em todo o mundo, apresentamos a milhões de pessoas as histórias que importam.

A World Press Photo Foundation é uma organização sem fins lucrativos, criativa e independente, sediada em Amsterdã, na Holanda.

Fonte: World Press Photo Foundation 




Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário